Geral De frentista a advogado: a notável trajetória de Gian Carlos Goetten Setter

De frentista a advogado: a notável trajetória de Gian Carlos Goetten Setter

19/06/2024 - 09h14

Conheça a história do renomado advogado criminalista de Araranguá

Em uma entrevista exclusiva ao programa 95.5 Entrevista da Rádio Araranguá, o advogado criminalista Gian Carlos Goetten Setter compartilhou detalhes de sua trajetória de vida e carreira.

Gian Carlos é natural de Taió, no Alto Vale do Itajaí, onde passou grande parte de sua infância morando com os avós. Posteriormente, ele se mudou para Santa Cecília para viver com seus pais e cursou o curso técnico agrícola, trabalhando nos negócios da família. No entanto, aos 20 anos, Gian tomou uma decisão que mudaria sua vida: escolheu cursar Direito com o objetivo de se tornar advogado.

“Sou filho de mãe solteira, até hoje não conheço meu pai biológico. Com isso, meus avós me criaram desde pequeno. Com o passar do tempo, meu avô faleceu e minha mãe me levou para morar com ela, em Santa Cecília, onde fui estudar em uma escola agrícola. Após isso, trabalhei nos negócios da família que era a agricultura. Gostava muito desse meio, na época, queria me tornar um veterinário”, destacou.

“Com 19 anos, me surgiu um nódulo de baixo do braço, o que o médico da época diagnosticou como câncer, porém, não era. Dado o resultado errôneo do profissional, fiz o tratamento durante seis meses até o médico que me acompanhou achar estranho os resultados e pedir um novo exame. Nesse, foi constatado o erro do primeiro e na verdade, não havia câncer nenhum. Foi um período muito difícil que passei na época. Passando por um júri, onde observei um advogado que me chamou a atenção. Com isso, decidi ingressar no direito”, acrescentou.

Antes de se estabelecer na advocacia, Gian teve uma trajetória marcada por diversas experiências profissionais. Ele trabalhou como frentista e vendedor de consórcios, até conseguir uma posição como estagiário no Fórum e em um escritório de advocacia. Essa experiência foi crucial para seu desenvolvimento profissional e o preparou para os desafios da carreira jurídica.

“Quando passei no vestibular fui encaminhado para Araranguá. Chegando aqui, mesmo estudando, precisava trabalhar em alguma coisa, porque não ganhava muito dinheiro. Havia um anúncio que estavam contratando frentistas em um posto. Consegui fazer um ajuste com o empregador, onde trabalhava em horários que não coincidissem com a faculdade. Após isso, fui convidado a trabalhar em um consórcio até chegar ao fórum. Foi quando conheci o doutor Ernane, que me deu a oportunidade de trabalhar em seu escritório”, relembrou.

Formado em Direito em 2004, Gian Carlos Goetten Setter rapidamente se destacou como advogado criminalista. Ao longo dos anos, ele esteve presente em mais de 100 júris, defendendo com dedicação e competência os seus clientes. Sua atuação marcante no campo jurídico o levou a se tornar sócio de um dos principais escritórios de advocacia de Araranguá.

“Junto ao doutor Ernane, passei a ter aptidão pela área criminal, a qual, direcionei meu foco e comecei a atuar. Foram muitas experiências ao longo desses anos. Dessas, uma me chama atenção, que foi um júri que televisionado que atuamos. Se tratava de um caso bem forte, no qual, pedimos ao juiz que fosse transmitido e ele autorizou. Observamos muita diferença entre os júris das cidades. Em Araranguá é um tipo de júri, já em Turvo é diferente. Os júris mudam de cidade para cidade”, enfatizou. 

Além de sua carreira como advogado, Gian também se dedicou ao ensino, lecionando para futuros profissionais do Direito. Pai de dois filhos, ele equilibra sua vida profissional com a pessoal, sendo uma figura respeitada e admirada na comunidade.

“Meus filhos são minha alegria. A Ingrid é minha primogênita que estuda medicina veterinária, essa é minha princesa. Após isso, veio o Lorenzo, meu segundo filho. Com o passar do tempo, me separei da minha primeira esposa e comecei. Temos uma excelente relação até hoje, mas decidimos seguir caminhos diferentes. Com o passar do tempo, recebi o convite para lecionar em uma faculdade. Nela, conheci minha aluna a Mirian, a qual, desenvolvemos uma relação e posteriormente nos casamos”, concluiu.

A história de Gian Carlos Goetten Setter é um exemplo inspirador de determinação e superação, mostrando que, com esforço e dedicação, é possível alcançar grandes conquistas. Sua trajetória, desde os tempos como frentista até se tornar um advogado renomado, é uma verdadeira inspiração para todos que buscam realizar seus sonhos.