Esportes De libertadores a mundiais: saiba um pouco mais sobre o multicampeão Iarley, o convidado das Esportivas 

De libertadores a mundiais: saiba um pouco mais sobre o multicampeão Iarley, o convidado das Esportivas 

08/08/2023 - 16h03

Histórico, ídolo e decisivo. Pedro Iarley Lima Dantas, mais conhecido como Iarley, foi um dos poucos jogadores que fez história em todo os grandes clubes pelo quais atuou. Reverenciado pela torcida do Internacional por ter dado o passe que deixou Adriano Gabiru de frente para o goleiro do Barcelona, onde marcou o gol que garantiu o Mundial de Clubes de 2006, o atleta também teve uma belíssima passagem pelo Boca Juniors, onde conquistou o título Mundial.

Meia habilidoso e inteligente, se destacava na posição central do campo, com passes desconcertantes e certeiros. Exímio armador, o ex-atleta coleciona títulos importantes em sua carreira.

Ídolo do Paysandu, o meia ficou conhecido por ter marcado o gol da histórica vitória diante do Boca Juniors, em plena La Bombonera, na Libertadores de 2003. Meses depois, acabou jogando no próprio Boca Juniors onde também foi ídolo, tendo uma bela passagem, marcando gols, inclusive contra o River Plate no super clássico, ganhando um campeonato argentino e a Copa Intercontinental (2003) contra o Milan (Itália).

Com uma passagem sólida e história, Iarley se tornou ídolo no Internacional, conquistando a Taça Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 2006. O atleta se aposentou em 2014, atuando pelo Ferroviário.

Em entrevista ao programa As Esportivas, apresentado por Jairo Silva e Dejair Inácio, o ex-jogador falou um pouco sobre sua história e experiências no mundo da bola. “Meu primeiro time foi o Ferroviário, que é a terceira força do futebol no Ceará. Minha trajetória no Internacional durou três anos, de 2005 a 2008. Conquistei os principais títulos, a tríplice coroa, a Libertadores, Mundial, Recopa e o Gauchão. Na final do Mundial de Clubes, todos acharam que eu daria o passe para o Luiz Adriano, mas felizmente eu achei o Gabiru em melhores condições. Nessa jogada eu enganei o marcador e fomos felizes. Nos preparamos muito para esse jogo, estávamos bem focados”.

Sobre sua passagem pelo Boca Juniors, onde também conquistou o Mundial de Clubes, o craque ressaltou. “Minha passagem pelo Boca durou um ano só. Nesse um ano conquistei o Campeonato Argentino e o Mundial. Em 2004 fomos para a final da Libertadores e acabamos saindo. Passei em muitos clubes e fui feliz nessas passagens”.

Atualmente o ex-jogador está comandando a categoria sub-20 da Chapecoense, onde está iniciando os trabalhos à frente do clube. Para Iarley, os trabalhos estão indo muito bem. “Nossa base é muito forte, um verdadeiro celeiro que revela muitos jogadores e já conseguiu a vaga para a Taça São Paulo de Futebol Júnior, vai jogar a Copa do Brasil. Estamos no caminho certo”.