Diretor do Samae e ex-vereador de Araranguá, Jairo Costa, fala sobre o esporte na região e relembra sua carreira no futebol
Uma das pessoas mais conhecidas de Araranguá, o atual diretor do Samae, Jairo Costa, que também já foi vereador, fez um panorama sobre o esporte na Cidade das Avenidas e relembrou histórias de seu tempo nos gramados. A conversa aconteceu no programa As Esportivas, apresentado por Jairo Silva e Dejair Inácio.
“Torcemos muito pelo nosso AEC. Sabemos que fazer esporte não é fácil, tem todas as dificuldades, o Araranguá agora já tem seu estádio municipal e aos poucos as coisas vão caminhando. As empresas também vão entendendo a importância de investir no esporte, porque muitas pessoas não sabem, mas hoje em dia, os órgãos públicos não podem mais estar patrocinando. Assim como a prefeitura de Criciúma não pode patrocinar o Tigre, a nossa também não pode apoiar o AEC. Nas épocas passadas podia, hoje não pode mais”.
O diretor acrescentou a marca que o esporte deixou em sua vida. “Dentro do esporte, todos são iguais, independente da classe social. A gente aprende muito como ser humano, aprendemos a perder, a vencer e se relacionar com as pessoas. São vários esportes e todos são importantes. Agradeço muito por ter participado do esporte profissional e amador”.
Jairo que jogou futebol profissional relembrou momentos marcantes que fizeram parte de sua história, quando atuou em Portugal. E falou também sobre Emerson Almeida, também ex-jogador e atualmente secretário de Planejamento de Araranguá. “Em Portugal foi mais uma passagem. Agradeço ao Emerson pelo tempo em que passei por lá, quando ele morava em Lisboa, na época fui para o Algarve da segunda divisão do Campeonato Português. O grande segredo do esporte é o aprendizado que ele deixa. Jogamos futebol na época errada, ouvimos muito que deveríamos estudar, porque na época na época realmente não dava”.
O diretor ainda ressaltou a importância do futebol amador na região. “Sabemos o quanto é difícil fazer o futebol amador na região. Muitas vezes, essas pessoas deixam suas famílias em casa, para estarem envolvidas. Fazem por amor, porque realmente gostam”.











