Geral Editorial: a nota eletrônica, que não é tão eletrônica assim e que está gerando muitas dúvidas

Editorial: a nota eletrônica, que não é tão eletrônica assim e que está gerando muitas dúvidas

25/01/2023 - 11h15

A nota eletrônica para os agricultores de Santa Catarina preocupa o setor. O governo que exige que o agricultor emita nota fiscal eletrônica é o mesmo que não se preocupou em saber se todos os agricultores no Estado têm acesso à internet, quando em muitos lugares nem telefone celular tem sinal. Mas a nota é parcialmente eletrônica, uma vez que o agricultor terá que imprimir, para fornecer ao transportador, por exemplo. Aí haverá outra exigência, que além de internet com sinal forte, o agricultor terá que ter uma boa impressora.

Ensina

O sindicato rural de Araranguá já está ministrando cursos para os agricultores aprenderam a lidar com a nova exigência. Segundo o presidente do sindicato, Rogério Péssi, ainda existe muita preocupação e dúvidas dos agricultores de nossa região.

Coletiva

Quem esperava uma entrevista coletiva com perguntas e respostas sobre atos do governo Jorginho Mello ontem, se decepcionou. Mas quem esperava um completo levantamento da situação econômica no Estado nos últimos 10 anos, ficou satisfeito. O governador apenas fez uma saudação inicial, porque depois, quem tomou conta da palavra e explicou didaticamente todo o levantamento feito, foi o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert. Ele apresentou um quadro em que o Estado teria um déficit de R$ 2,85 bilhões e também fez a defesa da necessidade de um ajuste fiscal.

Fatores

Entre os fatores que teriam levado o Estado a uma super arrecadação nos anos anteriores, estão a pandemia e o não pagamento da dívida do Estado com a união. Segundo o secretário, o governo federal investiu pesado no Estado durante a pandemia, enviando vultosas somas para o combate ao Covid-19. O governo federal também permitiu que o Estado não pagasse parcelas da dívida com a união durante a pandemia. O não pagamento da dívida e o dinheiro que veio do governo federal para combater a pandemia, resultaram em caixa gordo no Estado durante a gestão anterior.

Gastou

Com dinheiro em caixa e contas em dia, na análise do secretário, o governo anterior começou a gastar e a apresentar possibilidades da realização de obras juntamente com os municípios, como o plano mil, por exemplo, que tem previsão de execução em 5 anos.

Problemas

Mas o secretário da fazenda pintou um quadro diferente para os próximos anos. Com o fim da pandemia, o Estado terá que voltar a pagar a dívida com a União. Não haverá a injeção de dinheiro pelo governo federal, porque a pandemia acabou. Santa Catarina ainda perdeu parte de sua arrecadação devido a diminuição do percentual de ICMS sobre os combustíveis. Mas ficou com muitos compromissos assumidos pelo governo anterior para saldar.

Caixa pobre

Trocando em miúdos, o quadro para os próximos anos no Estado é de vacas magras, sobrando algo em torno de apenas 3,23% para investimentos com recursos próprios. Análise detalhada de todos os contratos e ajuste fiscal, parece que serão prioridades do novo governo.

Convite

Amanhã às 19h, no Center Shopping Araranguá, a administração municipal chama a população para acompanhar a prestação de contas de dois anos de administração Cesar e Tano. No auditório Plinio Linhares, os cidadãos araranguaenses terão a oportunidade de saber, quanto a prefeitura arrecadou, onde o dinheiro está sendo investido, que obras foram feitas e o que ainda está por vir. Cada secretário, apresenta as ações de sua pasta e divulga o trabalho que foi realizado, projetando ainda os novos planos. Nada mais justo, uma vez que é o próprio prefeito Cesar afirma estar administrando o dinheiro da população que tem todo o direito de saber o que está sendo feito.

Ordem de serviço

Aconteceu na manhã de hoje no gabinete do prefeito Cesar Cesa a assinatura da ordem de serviço para o calçamento com lajotas da rua Danúbio Celuros, no bairro Arapongas.

CAT

O contêiner que vai abrigar a sede do Centro de Atendimento ao Turista de Araranguá chegou e já foi colocado no local. O CAT, vai funcionar nas proximidades do Relógio do Sol, na Avenida Presidente João Goulart. No local, as obras ainda preveem a construção de uma rótula para melhorar o trânsito no encontro das Avenidas Presidente João Goulart e Sete de Setembro com a Jorge Lacerda.

Chegou

Na tarde de ontem também chegaram os contêineres que vão abrigar a nova casa da cultura na Praça Hercílio Luz.

Grama

Depois da revitalização com a troca de todos os meios-fios no canteiro central, a Avenida Capitão Pedro Fernandes, no centro de Araranguá, recebeu ontem grama nova e plantio de árvores. Tem sido assim na atual administração. Carinho e cuidado com as coisas da cidade, renovando e melhorando nossas ruas e avenidas. Árvores estão sendo retiradas, ou por estarem podres ou com cupim, ou ainda por não terem sido plantadas em local adequado. Mas todas estão sendo substituídas por árvores adequadas e que vão embelezar ainda mais a cidade na época da florada. O que precisa talvez, é parar de contar as árvores que estão sendo retiradas e passar a contar as que estão sendo plantadas.