Geral Editorial: governadores se unem para combater os ataques antidemocráticos

Editorial: governadores se unem para combater os ataques antidemocráticos

10/01/2023 - 08h33

O governador do estado Jorginho Mello, chegou a afirmar que não iria à reunião chamada pelo presidente Lula ontem em Brasília, mas acabou comparecendo. O governador, que já havia deixado clara a sua posição contrária aos acontecimentos, emitiu ontem nota oficial a respeito da situação.

Nota

Diz a nota que “Governo do Estado de Santa Catarina, através das Forças de Segurança, desde domingo, 8, está acompanhando as movimentações, iniciadas em Brasília e que têm reflexo no nosso Estado.

Desde o início desta segunda-feira, 9, o governador Jorginho Mello, reunido com o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), determinou a preservação da ordem pública, em respeitos às leis constitucionais e das medidas recentemente editadas de nível federal.

Operacionalmente, a Polícia Militar de Santa Catarina está monitorando todos os pontos onde existe a possibilidade de alguma ação dos manifestantes. Através da Sala de Situação do Comando-Geral da PMSC, sediado em Florianópolis, as operações estão sendo coordenadas.

Até o momento a situação é de tranquilidade em todos os pontos e os comandantes regionais da corporação estão orientados para tomarem as medidas legais e cabíveis. Existe uma negociação com os manifestantes para retiradas de barracas, utensílios e materiais que possam ter em volta dos locais ocupados. Até o momento tudo feito de forma tranquila e ordeira.

Desta forma, o Governo do Estado e as Forças de Segurança seguem em estado de atenção para que a ordem seja mantida e as determinações legais sejam cumpridas”.

Réus confessos

Na reunião de ontem em Brasília ficou clara a decisão do governo federal de punir severamente todas as pessoas que participaram dos atos. Na verdade, não será tão difícil assim, uma vez que as pessoas gravaram e publicaram vídeos nas redes sociais. Assim, podem ser considerados réus confessos e certamente serão alcançados pela Polícia Federal e pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Ontem os números apontavam para mais de mil pessoas a serem indiciadas e levadas para o presídio em Brasília.

Homenagem

ACIVA (Associação Empresarial de Vale do Araranguá) homenageou ontem a Rádio Araranguá com uma placa, pela passagem dos seus 74 anos. “Para ACIVA é uma grande honra ter uma empresa como a Rádio Araranguá com 74 anos de existência. Hoje a história da Rádio converge com a da cidade de Araranguá. É um orgulho podermos entregar esse reconhecimento por essa história e pela parceria firmada ao logo do tempo”, afirmou Édio Kunhasky Junior, presidente da ACIVA.

Sorteio

Os deputados eleitos em Santa Catarina participaram de um sorteio para definir a ocupação dos gabinetes na casa legislativa. Acontece que nem todos os gabinetes têm o mesmo conforto, e assim, o presidente Moacir Sopelsa, decidiu fazer um sorteio para a ocupação, deixando os deputados reeleitos com a opção de permanecer nos atuais gabinetes. 

Desocupando

Os gabinetes que ainda estão ocupados, deverão ser entregues ainda esta semana. Eles deverão ser preparados para receber os novos deputados que tomam posse no dia primeiro de fevereiro.

Fora

O deputado Mário Mota, foi o único dos eleitos, que não participou do sorteio. Ele vai ocupar a sala do futuro vice-presidente da Alesc, que ainda não foi definido. Poucos deputados participaram do sorteio, a maioria mandou representantes.

Obra

Em Praia Grande, o Hospital Nossa Senhora de Fátima abriu edital de licitação na modalidade carta convite para a construção de um novo prédio. As novas instalações do hospital terão mais de três mil metros quadrados, contemplando 30 leitos de psiquiatria, 30 leitos de internação clínica, emergência psiquiátrica, lavanderia, cozinha e demais áreas de apoio.

Convênio

A obra, orçada em R$ 11.000.911,00 será realizada através de convênio com o Governo do Estado. As empresas que desejarem participar do certame têm até o dia 30 de janeiro de 2023 para entregarem suas propostas. 

Filas

Quem transita pela BR-101 aqui no trecho sul tem enfrentado filas nas praças de pedágio. Normal, em se tratando de temporada de verão. Mas em alguns casos, as filas têm se formado até mesmo nos guichês do sem parar, o que significa que será preciso melhorar o sistema. Em outros casos as obras de manutenção fazem com que trechos da rodovia fiquem em apenas uma pista, tornando o trânsito lento, e em algumas situações chega a parar. Por último, antes de viajar, precisamos consultar para saber se não houve acidentes, alagamentos, deslizamentos e coisas do gênero.

Incomoda

Ao contrário de tudo isto, na verdade, o que se espera de uma rodovia duplicada e pedagiada, é que o trânsito flua com mais tranquilidade. Que o condutor pegue a estrada na certeza de que não terá tantas interrupções e tantos problemas, além daqueles que são inevitáveis. A realidade hoje, é que pagamos o IPVA, pagamos o pedágio, mas não temos certeza de que chegaremos ao destino sem estresse.