
Editorial: Prefeitura prepara série de inaugurações. Saiba quais obras serão entregues
A administração municipal de Araranguá prepara para este mês de janeiro um roteiro de inaugurações. Muitas obras estão em andamento e muitas outras já terminaram, mas não houve tempo para inaugurar. Assim, a decisão foi começar pelo Morro dos Conventos, onde várias obras serão inauguradas no mesmo dia, 21 de janeiro. As inaugurações neste dia no Morro terminam com a inauguração do Deck na parte baixa, mais para o final da tarde.
Deve assumir
Por outro lado, o prefeito Cesar Cesa deve se licenciar do cargo em breve. Ainda não está definido, mas o vice tano, poderá assumir a prefeitura por algum tempo. Na verdade, é preciso, uma vez que o ritmo da atual administração é muito forte e revitalizar as forças é preciso.
Carnes
Os carnês do IPTU começam a chegar nas residências no Balneário Arroio do Silva. Muito embora haja descontos para pagamento a vista, o contribuinte ainda poderá parcelar o pagamento se assim o desejar.
Dívida ativa
Por falar em impostos, o prefeito Evandro Scaini está construindo a sede própria da prefeitura, com dinheiro arrecadado do REFIS. Pelo REFIS, o contribuinte pode pagar suas dividas com a prefeitura sem multas e juros. Na última campanha, muitos contribuintes colocaram as contas e dia, o que proporcionou a entrada nos cofres públicos de mais de R$ 3 milhões, o que permitiu a execução da obra, que está em andamento.
Associações
Após a reorganização da UAMA, União das associações de moradores de Araranguá, as Associações de moradores, começaram a se mobiliza. Algumas, que estava sem diretoria e outras que tinham, mas estavam praticamente inativas, começam aos poucos a voltar as atividades. A organização das associações se faz necessário, uma vez que este ano teremos o retorno das Olimpíadas dos Bairros. Até o final do ano, será preciso estar com as contas em dia e com a organização das associações, com capacidade para formar equipes que vão participar dos jogos.
Vai além
Na verdade, a organização das associações de moradores, vai muito além da participação nas Olimpíadas. Através da organização comunitária é que se pode reivindicar junto aos poderes constituídos as soluções para os mais diversos problemas nos bairros, que é onde vive a maioria dos cidadãos.
Fato Concreto
Como exemplo, esta semana o prefeito Cesar Cesa chamou a associação de moradores do Bairro Barranca, para participar da assinatura da ordem de serviço para o calçamento de duas ruas. Serão calçadas as ruas Vanteiro Nichele e Nossa Senhora dos Navegantes. Segundo anunciou o prefeito, a obra deverá estar concluída em três meses e a empresa que vai executar o serviço é a Concretubos Obras de Urbanização Ltda.
Resgate
Mas voltando as olimpíadas dos Bairros, o retorno das competições se deve em muito ao apoio que o prefeito Cesar prometeu ao evento. Já quando Lédio Pedro da Rosa estava na presidência da UAMA, o compromisso havia sido feito. Agora na presidência de Roberto Rebelo, a competição deve sair do papel e voltar a se realizar. Histórica, as Olimpíadas dos Bairros têm tudo a ver com a União das Associações de Moradores. Embora seja uma disputa, ela é saudável e reúne os cidadãos de bem com suas famílias em dias e noites memoráveis. Parece que estamos mesmo precisando de eventos como este.