Geral “Foi na comunicação que me encontrei”, jornalista Sandro De Mattia compartilha sua trajetória de sucesso

“Foi na comunicação que me encontrei”, jornalista Sandro De Mattia compartilha sua trajetória de sucesso

18/06/2024 - 09h28

No último programa 95.5 Entrevista da Rádio Araranguá, apresentado por Gregório Silveira, o jornalista e empresário Sandro De Mattia foi o convidado especial, que contou um pouco sobre sua trajetória de sucesso e vasta experiência no mundo da comunicação e do empreendedorismo.

Natural de Siderópolis, Sandro mudou-se com a família para Criciúma aos 11 anos, onde permaneceu até os 32. Filho de Avelino De Mattia e Maria de Lourdes Gregório De Mattia, Sandro é irmão de Iglia, Gregori, Adilson e Clenia. Hoje, é casado com Solange Santana e pai de Raoni Santana De Mattia.

“Morávamos na Rua João Caruso McDonald, a rua do bar do Dico. Minha nona que está com 96 anos ainda mora lá. Apesar de nos mudarmos muito cedo, tenho uma boa lembrança da cidade, onde brincávamos muito mais que as crianças hoje em dia brincam. Sempre fui muito tímido, porém, ao me formar no ensino médio precisa cursar algo. Por incrível que pareça, foi na comunicação que me encontrei”, destacou.

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Sandro atua na área desde 1996. Ele começou sua carreira como repórter em veículos como as Rádios Eldorado e Hulha Negra, Jornal da Manhã, RBS TV (hoje NSC), e TV Barriga Verde (atualmente BAND SC). Sandro também exerceu a função de secretário de comunicação da prefeitura de Criciúma e foi responsável pela comunicação do então deputado federal Jorge Boeira por sete anos.

“Em menos de seis meses, fui para o Jornal da Manhã, fazer a editoria de esporte do Criciúma. De segunda a sexta-feira eu assistia todos os treinos e nos fins de semana os jogos. Uma das coberturas que me marcaram foi a subida do Tigre para a série A, na década de 90. Outra matéria foi sobre as baleias e uma de grande impacto, foi quando fui cobrir um incêndio no presídio em Santa Augusta. Chegando no local, sentia o cheiro de madeira queimada junto das pessoas. Mas lembro de matérias positivas também, por exemplo, quando fiz uma matéria sobre uma atleta de natação que iria representar Criciúma. Na oportunidade, a mãe dela levou dois vinhos na redação e me deu de presente. Um deles tomei, já o outro, tenho guardado até hoje como sinal de reconhecimento”, ressaltou.

Com uma extensa carreira em assessoria de imprensa, Sandro já liderou a comunicação da OAB Criciúma, do Criciúma Esporte Clube, do Clube Próspera, do Sindicato da Construção Civil e de várias empresas privadas. Seu trabalho é reconhecido pela capacidade de integrar e coordenar estratégias de comunicação eficazes e inovadoras.

“A assessoria de imprensa se trata muito mais de estratégica do que a própria redação. É exigido muito mais briefing. Tive uma experiência muito boa na secretaria de comunicação de Criciúma. Foi uma época muito boa”, relembrou.

Empreendedorismo

No campo do empreendedorismo, Sandro fundou a TV Litoral Sul e o Portal Litoral Sul. Atualmente, ele é proprietário de duas empresas de comunicação em Criciúma: o Canal 20 da Net/Claro e a WOWFI, que atua na estratégia B2C. Além disso, ele é o presidente do Clube de Mídia, que reúne os onze maiores veículos de jornalismo da cidade, e ocupa a vice-presidência estadual da Associação Catarinense de Emissoras Fechadas de Televisão. Sandro também é coordenador de relacionamento do Clube de Marketing de Criciúma e diretor nacional da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo.

“O que mais me fascina é a dinâmica da profissão. Somos especialistas em genéricos. Precisamos saber de tudo um pouco. Com o tempo, eu queria uma oportunidade para empreender e surgiu com o Canal 20. Assim iniciamos no empreendedorismo. A partir daí, fomos criando portais e vendendo. Além disso, todo profissional precisa contribuir com sua categoria. Gosto muito disso, pude participar de muitas ações que fomentam nossa categoria”, concluiu.