
Ford vs Ferrari
Quem é apaixonado por carros e automobilismo têm por obrigação assistir o filme que vou recomendar hoje, afinal, ele fala sobre um ícone da indústria de carros, o Ford GT40. Além é claro, de narrar um dos embates mais charmosos e surreais entre dois fabricantes que se têm notícia, a americana e toda poderosa Ford, contra a italiana, pequena e osso duro de roer Ferrari, que produz carros de maneira praticamente artesanal os considerando como obras de arte, e que por isso mesmo estava com problemas financeiros.
Durante a década de 1960, numa estratégia de marketing, a Ford decide entrar no mundo das corridas onde a Ferrari tornou-se imbatível. Para isso contrata o lendário ex-piloto e construtor Carroll Shelby (Matt Damon), para construir um carro tão veloz e durável que possa tirar a hegemonia de Enzo Ferrari nas 24 horas de Le Mans.
Shelby só entra na parada se puder contar com seu amigo, mecânico e piloto Ken Miles (Chrisrian Bale), que não é lá muito fácil de se relacionar, aquele tipo que não passaria em um processo seletivo feito pelo departamento de RH, mas têm talento, coragem e feeling, e por isso mesmo é considerado um dos maiores pilotos que o mundo já viu. A dupla ainda terá de lidar com as interferências dos executivos da empresa, o que pode ser tornar-se mais difícil do que vencer as leis da física para execução do projeto.
O filme não é só sobre automobilismo. Então qualquer pessoa pode se interessar, e reforço, vale muito a pena. O longa fala sobre paixão pelo que se faz, garra, determinação, poder, empreendedorismo, marketing e relações interpessoais. A narrativa é muito bem construída, ótimas atuações e efeitos visuais que cumprem perfeitamente o seu propósito. Cada minuto vale muito a pena. E sabendo que trata-se de uma bela história real, tudo se torna mais emocionante.
Bom filme!
Direção: James Mangold
Elenco: Christian Bale, Matt Damon, Jon Bernthal, Josh Lucas
Ano: 2019 Duração: 2h 32m
Onde ver: Star +

Nota do Dino Cardoso: 5 de 5