Política Governo afirma que Serra do Faxinal está 80% concluída, SC-108 terá que abrir nova licitação e movimento de profissionais da Educação contra a municipalização de escolas do Estado ganha força

Governo afirma que Serra do Faxinal está 80% concluída, SC-108 terá que abrir nova licitação e movimento de profissionais da Educação contra a municipalização de escolas do Estado ganha força

22/09/2025 - 13h19

Após a boa informação da liberação da ciclovia para a licitação, outra excelente informação vem do governo do Estado. A obra da Serra do Faxinal, em Praia Grande, está 85% pronta. Segundo a secretaria de Infraestrutura, o governo garantiu os recursos para a obra, algo em torno de R$ 76 milhões.

Fazer justiça

Na verdade, se trata de uma obra que teve muitas idas e vindas em que pelo menos duas ordens de serviços em governos anteriores não foram cumpridas. O governo atual retomou a obra que está andando como deve ser. Resta torcer para que termine dentro do prazo previsto, em meados de julho do ano que vem.

SC-108

Mas, em contrapartida, a obra de asfalto da SC-108, ligando Praia Grande a Jacinto Machado, continua paralisada. A empresa SETEP desistiu da obra e o governo terá que chamar a segunda colocada no edital de licitação, ou abrir uma nova licitação. O problema é que em qualquer das duas opções, a obra não será retomada dentro de 90 dias.

Repercutiu mal

O processo de transferência de escolas do Estado para os municípios não está sendo bem recebido pela classe de professores e diretores de unidades estaduais. As reações estão nas redes sociais, onde o SINTE também já se manifestou contra a medida. O governo quer repassar todo o ensino fundamental para os municípios, ficando apenas com o ensino médio.

Em Araranguá

Em Araranguá a escola Julieta Aguiar Bertoncini, deverá ser a primeira a ser repassada do Estado para o município. Mas outras escolas, como o Castro Alves, por exemplo, estão na mira do Estado, uma vez que o processo de municipalização já é realidade em outros municípios de nosso catarinense.

Professores

Na verdade, o governo está fazendo uma transição, sem conversar com os professores, que não sabem ao certo, como vai ficar a situação de cada um. Se serão incorporados pelos municípios, se terão suas 40 horas-aulas mantidas, ou vão perder 20 horas, se terão que lecionar em escolas mais afastadas e que exijam transporte, enfim, falta sentar, explicar e apresentar opções.

Repercutiu mal

A proibição da realização de uma manifestação de esquerdistas na ponte Hercílio Luz, repercutiu mal para o governador Jorginho Mello neste final de semana. Os manifestantes atenderam chamado de manifestações em todo o país, mas foram barrados pela polícia, que não permitiu a ocupação da ponte. Em duas redes sociais, os militantes desferiram vários ataques ao governador.

Respondeu

Em suas redes sociais o governador Jorginho Melo respondeu as críticas. “No dia de hoje, algumas páginas nacionais de esquerda, acostumadas com fake, afirmaram que eu proibi uma manifestação na Ponte Hercílio Luz. Isso acabou trazendo vários militantes do amor para a minha página com comentários ofensivos. O que provocou um alto engajamento no vídeo sobre Santa Catarina, já que tracionou o algoritmo. Agradeço. Mas tenho que admitir que não sou merecedor: não determinei nenhuma proibição na Ponte. Soube, aliás, por conta dos comentários. A Ponte Hercílio Luz tem um manual de uso que restringe manifestações e eventos do tipo, salvo com aviso e estudo antecipado. Há uma questão de ressonância que os engenheiros podem explicar melhor. Portanto, foi uma decisão local da autoridade policial, que seguiu as normas. É isso”!

Quarta ponte bola da vez

O deputado estadual José Milton Scheffer disse na manhã de hoje durante entrevista à Rádio Araranguá, que a obra da quarta ponte é a bola da vez no governo do Estado. O deputado está otimista ao entender que a assinatura do convênio e a abertura de licitação ocorram até o final deste ano.

Preocupação

Mas, se por um lado o deputado está feliz com a liberação da ciclovia para a licitação, o andamento da obra da Serra do Faxinal e a obra da quarta ponte, está preocupado com a situação da SC-108. Zé Milton disse que a empresa alega problemas financeiros e quer realinhamento nos valores da licitação. O deputado está acompanhando de perto.

Otimista

Já em relação a sua pré-candidatura a deputado federal, José Milton Scheffer demonstra trabalho e empenho na busca de apoio. Ele entende que a situação é favorável à sua eleição a deputado federal e a de Evandro Scaini a deputado estadual, mas deixa claro que nada acontecerá sem trabalho e apoio ao projeto.

Festa do Peixe

O vereador Samuel Jesuíno, aprovou Anteprojeto de em que propõe a criação da Festa do Peixe no Balneário de Ilhas.

Como seria

O texto sugere que o evento deverá ser realizado anualmente na segunda quinzena de junho, com o objetivo de fomentar o turismo, valorizar a cultura pesqueira e movimentar a economia local durante a baixa temporada. A ideia é incluir a festa no calendário oficial do município como mais uma opção de evento cultural e turístico da cidade.

Caminho seguro

Os vereadores Jorge Giraldi e Joel Casagrande aprovaram o anteprojeto que cria o Programa Municipal “Caminho Seguro para a Escola”. A proposta é criar uma série de ações nas imediações de todas as escolas do município, relacionadas ao trânsito como: faixas elevadas, iluminação, redutores de velocidade, entre outras ações.

Importante

O anteprojeto é importante, sob o aspecto de que normatiza a sinalização em frente e nas imediações das escolas. Mas, também seria importante, que o anteprojeto do vereador Samuel Jesuíno também fosse comtemplado. Ele sugere a inclusão da matéria trânsito na grade de ensino da rede municipal.

Realidade

Na verdade, estudantes precisam ser educados para entender a sinalização a ser implementada. Hoje, o que se vê, são estudantes que não respeitam nenhum sinal de trânsito, atravessam faixas de pedestres como se estivessem desfilando, vão e voltam sobre ela, fazendo o trânsito parar, entre outras situações em que eles próprios colocam suas vidas em risco. Aliás, não se trata somente de estudantes e adolescentes, motoristas e pedestres, inclusive idosos, que desconhecem as regras de trânsito, alguns até acham que sabem, mas precisam ser esclarecidos. A educação para o trânsito deveria estar na grade curricular desde a tenra idade, para que todos tivessem noção, entendessem o significado das placas e que isso salva vidas.

Fora do governo

O.ex-vereador Luciano Pires deixou a secretaria de governo. Ele foi convidado pelo prefeito Cesar para ocupar o cargo na vaga de seu partido. O convite veio após a saída do ex-vereador Diego Pires do cargo de secretário adjunto da secretaria de Agricultura. A Saída de Diego Pires aconteceu depois que prefeito empossou Zanete como titular da pasta da agricultura. Muito embora Luciano Pires tenha afirmado em nota que está tudo bem, e que vai tocar um projeto pessoal, parece suspeito, que dois integrantes do Uniâo Brasil, tenham deixado o governo municipal nos últimos meses. A insatisfação, parece visível.