Geral Katla (série ignorada da Netflix que merece um olhar mais atento)

Katla (série ignorada da Netflix que merece um olhar mais atento)

12/01/2023 - 20h43

A série de suspense Katla estreou na Netlfix em 2021 sem muito alarde. Talvez por ser meio “diferentona” e ter elementos nada convencionais. Lendo a sinopse ou iniciando os primeiros episódios, temos a sensação de que a produção trata-se apenas de suspense/terror e ficção científica, porém Katla é muito mais real do que parece, trazendo a tona sentimentos profundos como a dor da perda e o luto.

Ambientada num povoado da Islândia, com uma população estimada em 318 pessoas em torno do vulcão Katla, coberto por uma geleira e considerado um dos mais ativos do país. A aldeia de Vík é rodeada por uma praia de areia preta dando um clima sombrio e claustrofóbico.

Neste cenário, o vulcão começa a “cuspir” pessoas cobertas de cinzas e toda a construção das narrativas gira em torno de se tentar identificar essas pessoas e as possíveis causas do fenômeno.

Minha recomendação mais uma vez é que você não tente entender tudo, mas deixe correr solto e tenha aquele “olhar” filosófico e metafórico sobre os acontecimentos.

A série consegue ser sedutora mesmo tendo uma paisagem feia, obscura e extremamente hostil. Seu desenvolvimento é lento e gradual, mas jamais cansativo.

Boa série!

Criadores: Baltasar Komárkur, Sigurjon Kjartansson

Ano: 2021

Onde ver: Netflix

Nota do Dino Cardoso: 4 de 5