
Lagoa do Caverá volta à discussão e praça central do Arroio do Silva estará pronta para a temporada de verão
Levantar um diagnóstico atualizado sobre a Lagoa do Caverá e mobilizar recursos financeiros para a execução de projetos de revitalização lagunares e estudos da qualidade da água dos cursos hídricos que se conectam às lagoas, é missão da Comissão de Turismo e Meio Ambiente. A lagoa, que vem secando ano a ano, enfrenta problema de difícil solução, uma vez que faz limite entre os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio e Balneário Gaivota. O biólogo da FAMA de Araranguá João Rosado, já apresentou um Cálculo,
No mesmo sentido
Anteriormente, o diretor do SAMAE, Jairo do Canto Costa, já havia manifestado preocupação em relação a situação da Lagoa do Caverá. Tanto que o SAMAE adquiriu uma área de terra às margens da lagoa, onde será construída uma estação de tratamento. Mas, desde que anunciou a obra, deixou clara a intenção de atuar no sentido de identificar os problemas e buscar alternativas que possam resolver a situação da lagoa.
FAMA a frente
A FAMA de Araranguá está na frente em relação a fala do governador do Estado Jorginho Mello ontem. Na sede da Defesa Civil em Florianópolis, em pleno domingo, o governador disse que os municípios e o governo precisam incentivar práticas de conscientização da população e limpeza de rios e valos. Em Araranguá a FAMA vem realizando uma vez por ano, a limpeza do Rio Araranguá, chamando a população para ajudar.
Direcionamento
O diretor da FAMA, Maureci Rodrigues, sempre enfatizou, que mais do que limpar arte do rio, porque não é possível limpar todo o trecho, a ação é muito mais de conscientização da população.
Suspenso
O agendamento para emissão da carteira de identidade está temporariamente suspenso em todo o Estado. A medida vale a partir de hoje até quinta-feira. Os pedidos de novos registros ou renovação só poderão ser feitos a partir de sexta-feira, devido ao feriado de quinta-feira. O motivo da suspensão temporária é para a troca de sistema. A Polícia Científica de Santa Catarina informou que implantará o Sistema B-Cadastros e vai adequar a base de dados da Polícia Científica à base da Receita Federal.
Pronto para o verão
A julgar pelo que se pode observar a obra da praça central do Arroio do Silva, estará pronta para a temporada de verão. OS dois quiosques já estão prontos, bem como a estrutura que será ocupada pelos artesãos do município. O paiver, que será colocado como pavimento, já está esperando na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da praça para ser colocado. O entorno da praça já recebeu asfalto, faltando apenas alguns detalhes, que não demandam muito tempo.
Será usado
Já o calçadão, poderá ser usado na temporada, muito embora não deva estar pronto. Com o atraso nos repasses de verbas pelo governo do Estado, muito possivelmente as obras de arte terão que esperar mais tempo para a conclusão.
Coberto
Já em relação ao ginásio de esportes, ele já está coberto e com a obra bem adiantada. Na manhã de hoje o prefeito Evandro Scaini disse que falta licitar o calçamento do entorno do ginásio, mas confirmou que a inauguração está prevista para o início do ano que vem.
Araranguá
Já em Araranguá, a obra do calçadão estará pronta para receber a programação do Natal Verão em dezembro. O mesmo não se pode dizer da praça Hercílio Luz, que teve verbas represadas no governo estadual e no momento anda devagar. As obras do Bom Pastor continuam e do deck de contemplação do Açude Belinzoni também.
Natal Verão
Falando em Natal Verão, o evento ainda está dependendo de licitações que estão em andamento, a exemplo do que aconteceu no ano passado. Ainda não tem uma programação definida, mas tudo está sendo encaminhado, inclusive com a possibilidade de um show nacional. A iluminação no centro da cidade também deverá ser incrementada.
Dança
Meleiro dá exemplo com a realização do festival de dança Mário de Andrade. Na última sexta-feira o ginásio de esportes Edevar de Pelegrini aconteceu a trigésima edição do festival, que teve como tema “Uma noite de espetáculo baseado nos encantos da Disney”. O festival tem como mentoria a prefeitura municipal de Meleiro, através da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e como incentivador o prefeito Éder Matos.
Sucesso
A 14ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc, que encerrou, na última sexta feira, foi sucesso e teve noite de emoção com a entrega do prêmio Mulheres na Ciência, no Auditório Ruy Hulse. A premiação homenageou algo em torno de 18 professoras e estudantes da Universidade om menção honrosa. A 14ª SCT aconteceu de 23 a 27 de outubro, na modalidade presencial e virtual, no Campus da Unesc em Criciúma e na Unidade de Araranguá.