Agronegócio Lançamento da Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura será no sábado, 18 de maio

Lançamento da Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura será no sábado, 18 de maio

17/05/2024 - 07h44

Neste sábado (18/05), o Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAR) fará o Lançamento da Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura de Santa Catarina, o evento será em Chapecó, no Parque de Exposições Dr.Valmor Lunardi (Efapi), as 16h30min.

No total serão 33 Câmaras setoriais na estrutura da SAR, que têm objetivo de discutir a cadeia produtiva, aprofundar os debates e sugerir políticas públicas. A criação e formação da Câmara Setorial da Ovinocultura e Caprinocultura foi aprovada pela Resolução nº 003/2024/SAR/Cederural.

No evento de lançamento, que contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária Valdir Colatto, serão apresentados os cenários da ovinocaprinocultura em Santa Catarina, as principais demandas do setor e das diretrizes dessa nova Câmara Setorial. Também haverá formalização da composição, com um representante titular e um suplente por entidade, em uma integração paritária entre sociedade civil e governo, com a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. O evento tem o apoio da FECOAGRO, SEBRAE, FAESC e ACIC Chapecó.

A cadeia produtiva de ovinos catarinense tem notoriedade no mercado nacional e grande potencial para exportação. A Ovinocultura e Caprinocultura são importantes atividades que contribuem na diversificação agropecuária em Santa Catarina e na manutenção da agricultura familiar. Segundo dados da Epagri/Cepa (2023), o rebanho de ovinos de SC é 348,1 mil cabeças, são aproximadamente 15 mil ovinocultores. O rebanho de caprinos é de 33,9 mil cabeças, com 3,8 mil caprinocultores.