Política Licitação para o transporte público gratuito em Araranguá, já tem empresa vencedora

Licitação para o transporte público gratuito em Araranguá, já tem empresa vencedora

10/11/2023 - 15h49

Em Araranguá foi lançado nesta sexta-feira, 10, a licitação para escolha da empresa que vai administrar o serviço de transporte público gratuito, ação divulgada pela administração municipal. A melhor proposta foi da empresa Viação Cidade Ltda, que apresentou o orçamento de menor valor, chegando a aproximadamente R$ 3,9 milhões.

Agora, a empresa terá 30 dias para apresentar o sistema que será usado na operação. A expectativa é que os serviços de transporte público coletivo, nesse novo formato, sejam iniciados em fevereiro de 2024. Em entrevista ao Portal da Rádio Araranguá, o advogado e assessor jurídico da prefeitura, Aldryn Luciano de Souza, deu mais detalhes.

“A documentação está sendo conferida pela comissão de licitação e até o momento, não houve nenhuma impugnação ao edital e nem mesmo, aos documentos e a sessão de apresentação das propostas. Foi marcada a data em que a empresa deverá apresentar o aplicativo e o sistema online, que será para o dia 11 de dezembro”, destaca.

Com início em 2024, o transporte coletivo será gratuito e facilitará o deslocamento da população. “Se tudo correr bem, acredita-se que o contrato deverá ser firmado no início do próximo ano. Com isso, a empresa poderá começar suas atividades, no início do mês de fevereiro, que é quando começa o ano letivo. O transporte será gratuito à população e teremos o melhor controle com o sistema, ajustando linhas e rotas”.

Aldryn ressalta que o serviço está em caráter experimental, podendo ser renovado ao fim do contrato. “Essa prestação de serviço de transporte comunitário e de estudantes, está sendo constituída no município como um projeto piloto, em caráter experimental de 12 meses, podendo ser renovado. Esperamos que, estando tudo certo, ela seja renovada, dentro do lapso temporal que a lei permite”.