Política Luciane Ceretta recebe título de cidadã de Turvo, ALESC tem noite de apoio às APAEs, falta de energia é provocada por furtos na rede, e deputado Zé Milton defende exportação para equilibrar o preço do arroz

Luciane Ceretta recebe título de cidadã de Turvo, ALESC tem noite de apoio às APAEs, falta de energia é provocada por furtos na rede, e deputado Zé Milton defende exportação para equilibrar o preço do arroz

25/11/2025 - 10h48

A secretária estadual da Educação Luciane Ceretta, recebeu da Câmara de vereadores de Turvo, o título de cidadã turvense. A homenagem, foi proposta pelo vereador Ivonir Arcaro (PL), e aprovada pela unanimidade dos vereadores. Luciane agradeceu a honraria e afirmou que foi: “Uma noite memorável, uma homenagem lindíssima um reconhecimento que eu não tenho tamanho para explicar o significado que tem na minha vida profissional e pessoal. Eu sou apaixonada pelas cidades do nosso Sul do Estado e dentro delas está turvo. Por obvio, se recebo o título de cidadã turvense eu carrego um pedacinho de cada cidadão de Turvo e amplia muito a minha responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento da cidade, quer seja na área da Educação, quer seja onde eu puder contribuir com o desenvolvimento da nossa querida Turvo”.

Noite especial

A ALESC viveu nesta segunda-feira, 24, uma noite especial, quando comemorou os 20 anos da Lei Júlio Garcia, que destinou verba social para as APAEs de todo o Estado. Além da comemoração, houve homenagem às APAEs. Mais de 500 representantes de APAEs de todo o Estado, além de autoridades, prestigiaram a sessão. O governador do Estado Jorginho Mello, se comprometeu em estudar a possibilidade de aumentar o repasse da verba destinada ao ensino especial.

Outra discussão

Ao mesmo tempo em que comemorou a data de 20 anos da edição da lei de sua autoria, o deputado estadual Julio Garcia, lembrou que é preciso alavancar recursos para dar suporte a autistas também. Julio lembrou que as AMAS, fazem um excelente trabalho e precisam de apoio. O deputado também lembrou do crescente números de diagnósticos registrados nos últimos anos.

Hospitalizado

O ex-deputado estadual Manoel Mota foi acometido de uma pancreatite e está internado para tratamento. Ele esteve na UTI para conter o processo inflamatório, mas segundo seu filho, Marco Antônio Mota, apresentou melhoras ontem.

Exportação

O deputado estadual José Milton Scheffer, defendeu na manhã desta terça-feira, 25, a exportação como forma de melhorar o preço do arroz ao produtor. Para o deputado, o governo federal deveria encaminhar a exportação de nossa produção, que enfrenta uma supersafra, com o preço muito baixo ao produtor. Com o atual preço, o produtor não consegue nem mesmo, bancar os custos da produção. O problema é que houve uma superprodução de arroz, praticamente no mundo todo e a ideia de exportar, pode esbarrar neste fato.

Discussão

O assunto será discutido em Araranguá no dia 5 de dezembro às 10h30min, na sede da ACIVA. A bancada do MDB na Câmara de Araranguá chamou para a discussão o deputado federal Valdir Cobalchini, titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Os vereadores, Nelson Soares, Joel Casagrande e Pedro Paulo de Souza, também incluíram na discussão o problema da produção leiteira de Santa Catarina.

O problema

O principal problema de falta de energia, ou energia em meia fase, registrado em Araranguá, não são problemas da CELESC. É provocado pelo furto de cabos e fios. A informação veio do gerente regional da CELESC, Marcelo Oliveira, ao responder vários questionamentos nesta segunda-feira, 24, no programa Dia a Dia, da Rádio Araranguá. Segundo ele, para cada furto, há o devido registro de Boletim da ocorrência, mas até agora nada de mais substancial foi revelado pelas investigações, apenas que cabos furtados teriam sido levados para fora do município, onde estariam os receptadores.

A tela

Na tela do computador, Marcelo nos mostrou que tudo é acompanhado ao vivo, o que é possível devido ao novo programa da empresa. Pelo computador, ele acompanha onde estão os veículos a serviço da CELESC, onde aconteceram furtos e onde unidades consumidoras estão sem energia, ou em meia fase. A demora, se deve ao fato de muitas ocorrências, não só em Araranguá, o que demanda muitas equipes para dar a resposta e resolver o problema.

Devedores

As unidades consumidoras que estão em débito, também são identificadas através do programa e é por onde, os cortes são autorizados, bem como a localização passada para as equipes.

Na cidade

Nesta semana, as equipes estão em Araranguá fazendo cortes de consumidores com atraso em suas contas. São duas mil unidades consumidoras em atraso e mais de mil, com débitos que ultrapassam 12 meses. Todos estão no sistema para corte do fornecimento de energia. Marcelo alerta que os consumidores nesta situação, podem procurar a CELESC para regularizar a situação. O pagamento pode ser feito 20% à vista e o restante parcelado em até 12 meses.

Gatos

Segundo o gerente, somente no Arroio do Silva, quilômetros de fios foram recolhidos pela CELESC, que estavam sendo utilizados para o furto de energia elétrica. Os conhecidos gatos de energia, também estão na mira da CELESC. Na verdade, cobramos de todos, seriedade, honestidade e retidão, mas furtar energia, é crime, quem furta, seja lá pelo motivo que for, está cometendo um crime e certamente não deixa um bom exemplo.