Política Maracajá vai pagar o piso da educação e senador Amin recebe pedido de uma torre de videolaparoscopia para o HRA

Maracajá vai pagar o piso da educação e senador Amin recebe pedido de uma torre de videolaparoscopia para o HRA

15/08/2023 - 10h54

Em Maracajá, o prefeito Aníbal Brambilla assinou ontem, um decreto que concede o reajuste do piso salarial dos professores. O decreto atende ao critério previsto na legislação que instituiu o Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.

Retroativo

Os professores de Maracajá comemoraram a medida, porque é retroativo ao mês de agosto. São algo em torno de 70 profissionais da Educação da rede municipal, a receber o benefício. O salário dos docentes com 40 horas passou de R$ 3.447,68 para R$ 4.420,55.

Pedido

Os vereadores Douglas Michels e Márcio Tubinho, encaminharam um pedido ao senador Esperidião Amin, de uma torre de videolaparoscopia para o Hospital Regional de Araranguá. O aparelho auxiliará em muito as cirurgias de ortopedia e urologia feitas no Hospital Regional. O pedido apresentado é de um aparelho que custa mais de um milhão de reais.

Posse

Tomou posse na sessão de ontem na Câmara de Vereadores de Araranguá o suplente de vereador, Sergio Maciel. Serginho, como é mais conhecido, é irmão do ex-prefeito Sandro Maciel e assumiu por 30 dias na vaga do vereador Jair Anastácio. A posse foi prestigiada pelo ex-prefeito Sandro Maciel, que foi convidado pelo presidente da casa Luciano Pires, a fazer parte da mesa diretora e do coordenador regional do PT, Ozair da Silva, o Banha, entre outras lideranças petistas e amigos.

Reconhecimento

Durante a sessão vários reconhecimentos a Sandro Maciel, oportunidades recebidas durante seu governo. O vereador Paulinho do PSD, agradeceu por ter sido diretor de iluminação pública, o que o projetou para ser candidato a vereador. Diego Pires também agradeceu, por ter sido em seu governo sua decisão de ser candidato a vereador. Douglas Michels, agradeceu porque foi diretor de agricultura e Luciano Pires, por ter sido diretor de esportes. Via de regra, Sandro Maciel foi saudado por todos os vereadores.

Uber na câmara

Através de proposição do vereador Nelson Soares, a câmara aprovou na noite de ontem projeto que reconhece de utilidade pública a Associação de motoristas de aplicativo do Extremo Sul Catarinense. Durante a justificativa, Nelson Soares destacou a importância do serviço prestado à população, que, na sua opinião, não consegue mais ficar sem o trabalho prestado. O motorista de aplicativo Henrique Zago, foi à tribuna para falar das dificuldades enfrentadas no dia a dia dos profissionais, principalmente em relação à segurança.

Nova data

A reunião na manhã de ontem, onde foi tratada a questão da Serra da Rocinha, terminou com uma nova data para terminar a obra. Agora, o DNIT marcou para março do ano que vem. Na verdade, a obra vem tendo seu término adiado anos a fio, mas acaba que os prazos estabelecidos até agora não foram cumpridos.

Mudou

Como já disse aqui neste espaço, o que mudou foi a atitude do DNIT SC, que no governo Bolsonaro só disse não, nem quis ouvir nossos pedidos, tanto que o governo do Estado acabou colocando R$ 15 milhões numa obra que é do governo federal. Com o governo Lula, o DNIT não só conversou, como acordou que o Estado faça um projeto para a rodovia que liga Timbé do Sul a BR 101, com os desvios em Turvo e Ermo, prevendo a revitalização do asfalto e o acostamento. Depois, o governo do Estado encaminha a federalização e o DNIT SC, vai buscar o recurso para a realização da obra. Mudou a postura, datas para a conclusão, já tivemos muitas.

Vai à federal

O deputado estadual José Milton Scheffer está encontrando caminho aberto para uma candidatura a deputado federal nas próximas eleições. Na última eleição, ele chegou a ensaiar uma mudança de estadual para federal. Mas o cenário não recomendou e ele preferiu garantir a vaga como estadual para mais um mandato. Agora, até no encontro regional do PP ele foi referendado como possibilidade de ser candidato a deputado federal por nossa região.

Feriado em Meleiro

Hoje é feriado municipal em Meleiro, devido a data consagrada à padroeira do Município Nossa Senhora da Glória e São Roque. Para a festa, as famílias e comerciantes e órgãos públicos enfeitam as fachadas, muros para acolher a transladação e passagem dos santos pelas ruas da cidade e comunidades.

Caminhos do Mar

Finalmente o asfalto da estrada Caminhos do Mar, que já foi interpraias, começou em Balneário Gaivota. A obra é prometida e discutida há mais de 25 anos e nunca foi levada a sério por nenhum dos governos que passaram ao longo de todos estes anos. Há 20 anos, a obra também foi anunciada como começada em Içara. Na época foi feito o alarde de que havia dinheiro e a obra avançaria de Içara na direção de Araranguá. Foi feito apenas um pedaço de asfalto que serviu para Içara, e parou por ali.

Um trecho

O que aconteceu ontem, e que está sendo anunciado como o início da obra de asfaltamento da rodovia, nada mais é do que apenas um trecho, que vai ficar com pontas soltas, sem ligação com Passo de Torres, e sem qualquer perspectiva de avançar passando pelo Arroio e chegando a Araranguá, seguindo em frente, uma vez que a ponte ainda não saiu do papel. A menos que seja feito um projeto total da obra, incluindo asfalto e pontes e que haja um governo, que pode ser de Jorginho Mello, disposto a investir na obra, vamos continuar asfaltando pedaços que não serão interligados e vamos continuar a dizer que a obra começou.