
Médico alerta sobre casos de sífilis em Araranguá
A sífilis é uma grave Infecção Sexualmente Transmissível (IST), muito frequente nos dias atuais e que muitas vezes pode passar despercebida. Segundo informações da Diretoria de Vigilância Epidemiologia de Santa Catarina (DIVE-SC), de 2012 a 2021 foram registrados 66.519 casos da doença no estado. Em entrevista ao Programa Atualidades da Rádio Araranguá, o médico Caio Gurgel, faz um alerta. “Tenho percebido um aumento nos casos de ISTs, principalmente de sífilis. Toda semana no mínimo aparecem três casos da doença. A sífilis tem cura, mas precisa ser identificada. Por isso é importante o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento o quanto antes”, enfatiza o médico.
O uso correto e regular de camisinha é uma medida importante de prevenção, já que a sífilis não confere imunidade e uma nova infecção pode ocorrer sempre que houver contato com a bactéria. “É importante realizar os testes rápidos, não existe mais essa conversa, de que a pessoa é limpinha, deve-se sempre usar preservativo. A sífilis primaria se inicia com uma ferida na genitália indolor, a fase segundaria são manchas vermelhas na pele, e a fase terciária aparece após anos, e é forma mais grave da doença que pode afetar o sistema neurológico”, alerta Caio.
Nas Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis os testes rápidos para o diagnóstico das ISTs: HIV, sífilis e hepatites B e C. Os testes são práticos e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.