Tempo melhora em Santa Catarina e chuva perde força; fim de semana terá sol, calor e retorno de pancadas no domingo
Após um período de instabilidade e volumes expressivos de chuva em Santa Catarina e, principalmente, no Rio Grande do Sul, a previsão indica uma melhora gradual nas condições do tempo. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a frente fria já se afastou da região, reduzindo o risco de novos temporais nos próximos dias.
Nesta quinta-feira, o tempo ainda permanece com muitas nuvens e possibilidade de garoa isolada. Segundo Scheuer, “vai seguindo com esse padrão de nebulosidade, com alguma garoa passageira, mas não chega a ser um dia completamente chuvoso; de vez em quando o sol até aparece.”
As temperaturas seguem mais contidas por causa da atuação dos ventos do quadrante sul e sudeste. “A temperatura se mantém mais amena, não conseguindo evoluir muito, por conta deste vento do quadrante sul a sudeste. 20 graus é a temperatura máxima”, explica o meteorologista.
A partir de sexta-feira, o cenário muda e o tempo fica mais favorável para atividades ao ar livre. “Será um dia mais aproveitável, com o sol aparecendo bem mais. O tempo segue seco e a condição de chuva é muito pequena.” A temperatura também sobe um pouco, com máxima prevista próxima dos 22°C.
O sábado deve ser o dia mais estável do fim de semana. “Tempo firme e temperatura em elevação, com a máxima prevista para alcançar os 23 graus”, afirma Scheuer.
Já no domingo, a previsão indica o retorno da instabilidade. Segundo o meteorologista, “volta a ter pancadas de chuva. Essas pancadas acontecem preferencialmente à tarde e à noite, por conta da influência de uma baixa pressão.”
Para o início da próxima semana, o tempo permanece relativamente favorável. Scheuer destaca que “na segunda e na terça, ainda dá para aproveitar o dia, mas no finalzinho da terça para quarta-feira já tem algumas pancadas de chuva novamente.”
Sem previsão de novos episódios de chuva extrema
Apesar da volta da chuva no domingo e no decorrer da próxima semana, o meteorologista tranquiliza a população quanto ao risco de novos eventos extremos.
“Por enquanto a frente fria se encontra sobre o Oceano Atlântico. Ela já não está mais presente aqui pela nossa região, então o tempo melhora bastante, tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul”, ressalta.
A melhora é considerada importante, especialmente porque muitas áreas ainda enfrentam os reflexos das chuvas intensas dos últimos dias. Scheuer lembra que o principal problema agora é o excesso de água acumulada.
“O problema é a questão dos alagamentos e das inundações que ocorreram, principalmente no Rio Grande do Sul.” Ele acrescenta que em Santa Catarina também há municípios que ainda convivem com transtornos provocados pelo excesso de chuva e reforça que “qualquer chuva que aconteça agora, tanto lá quanto para a nossa região, já não é mais tão bem-vinda porque o solo está encharcado. Essa é a grande preocupação.”
Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina registraram os maiores impactos
No Estado, os maiores prejuízos foram registrados no Oeste e no Meio-Oeste, onde ocorreram enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra.
“O impacto maior foi no Oeste e Meio-Oeste, com locais que tiveram problemas com enxurrada, alagamento e deslizamento de terra.” Em Chapecó, por exemplo, houve registros de pontos de alagamento e deslizamentos, enquanto os acumulados de chuva variaram entre 100 e 150 milímetros do Oeste até o Sul catarinense.
O meteorologista destaca ainda que a situação mais crítica em Santa Catarina ocorreu na região de Campo Erê, no Extremo-Oeste, onde os volumes ultrapassaram os 200 milímetros. No entanto, segundo ele, o cenário mais grave foi observado no Rio Grande do Sul, onde houve locais com acumulados próximos de 300 milímetros em apenas 24 horas, volume que já vinha sendo motivo de alerta devido ao elevado potencial para enchentes e inundações.









