
Metaverso: seu próximo aluno ou colaborador será um dinossauro?
O Facebook anunciou em 2021 que sua controladora passaria a se chamar Meta, em substituição a Facebook Inc. Esta nova marca tem sob seu comando serviços de grande popularidade como o WhatsApp e o Instagram, além, lógico, do próprio Facebook. Esta mudança na identidade da empresa não estava apenas relacionada à acomodação dos serviços que ela controla, mas também com um novo posicionamento estratégico, cultural e organizacional: o Facebook queria e quer ser a referência global em Metaverso.
Mas o que vem a ser este tão falado Metaverso?
Por definição, o Metaverso seria um conjunto de espaços virtuais, ou universos, totalmente imersivos e acessados por meio de novas tecnologias como a realidade virtual, realidade aumentada e a chamada realidade misturada, onde o mundo real e o virtual se fundem.
Este termo não é novo. Em 1992, o escritor norte-americano Neal Stephenson incluiu o termo em seu livro de ficção científica “Snow Crash”. Na obra, o protagonista é um entregador de pizza que assume a identidade de um samurai no mundo virtual, chamado de Metaverso.

De maneira objetiva, o Metaverso como está sendo concebido seriam múltiplos espaços digitais, imersivos, acessados por meio de óculos de realidade virtual, onde será possível se relacionar com pessoas de qualquer lugar, interagindo por meio deste universo, permitindo novas experiências de trabalho, aprendizado e até diversão.
Neste novo “mundo” digital, o usuário poderá criar o seu próprio avatar, isto é, a forma como será visto neste espaço. E não há limites para isto. O corpo malhado, sonho de muitos no mundo real, pode facilmente se tornar realidade no Metaverso. Ou mesmo excentricidades mais profundas, como se transformar em um dinossauro e se relacionar assim no novo mundo digital.
E como o propósito deste espaço não é apenas de lazer, viveremos o momento em que empresários contratarão dinossauros no Metaverso, professores ensinarão robôs, ou criaturas totalmente personalizadas.
Será mesmo? Tecnologia para isto já existe. Vejamos as cenas dos próximos capítulos.
Teremos por aqui uma série de artigos falando um pouco sobre esta nova promessa do universo da tecnologia, que pretende transformar a maneira com que existimos no mundo virtual. Acompanhemos juntos se o Metaverso vai “pegar” mesmo!
Já escolha seu avatar!
Post scriptum: esta é apenas a minha opinião! Para concordar, discordar, sugerir ou interagir, envie mensagem para juniorfreitas.phd@gmail.com.