Geral Núcleo gastronômico será oficializado nesta terça-feira em Balneário Arroio do Silva

Núcleo gastronômico será oficializado nesta terça-feira em Balneário Arroio do Silva

30/10/2023 - 15h44

Em Balneário Arroio do Silva, empresários do ramo da gastronomia se reuniram com o poder público, para a criação de um núcleo gastronômico. A ideia surgiu dentro do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), e vai potencializar o desenvolvimento do ramo na cidade. A Oficialização do núcleo acontecerá nesta terça-feira, 31, às 19h no restaurante Santo Réu.

Com guias de bolso, contendo todas as informações necessárias do estabelecimento, inclusive pratos especiais e valores, a secretaria de Turismo, estabelece essa parceria com o empresariado da região, contribuindo para oferecer praticidade aos turistas do balneário.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Lucas Casagrande, a secretária de Turismo de Arroio do Silva, Itaionara Recco e a empresária, Luciane Oliveira, falaram sobre a oficialização do núcleo de gastronomia. “Já realizamos a reunião de sensibilização, traçamos algumas metas. Como poder público, entro com o apoio, fomentando isso e as ações vão sendo realizadas pelos empresários. Já tivemos muitas conversas, amanhã vamos oficializar para então, começar a prática”, disse a secretária.

Com 20 empresas já nucleadas, Itaionara ressalta que o foco do núcleo será atrair ainda mais estabelecimentos. “Nosso objetivo é chegar em todos que possuem CNPJ, e trabalham no ramo da gastronomia. Já elaboramos o estatuto do nosso núcleo e amanhã será a oficialização. A partir daí, vamos começar a produzir nosso guia de bolso, para entregar aos turistas no verão. Além disso, esse guia está formatado e agora, só falta os dados dos nucleados. Hoje, temos 20 empresas interessadas em estar conosco. Nosso grupo está bem forte. Essa iniciativa surgiu do empresariado, nós, abraçamos a causa”, explicou Itaionara.

Luciane conta de onde surgiu a ideia do núcleo e o principal objetivo com a criação. “Surgiu dentro do CONTUR, estamos com o Conselho de Turismo bem ativo. Existem muitos empresários do ramo gastronômico dentro do Conselho. Com isso, pensamos em criar esse núcleo. Passamos a conversar com os empresários, onde 20 sinalizaram que vão estar com a gente. Quanto mais união dos empresários, mais valorização, ações e capacitações, vamos conseguir. Esse é o intuito do núcleo que estamos formando”.

Festival gastronômico

Com os olhos voltados para o festival gastronômico, a empresária Luciane, diz que o próximo passo após a oficialização do núcleo, será se reunir com o empresariado e ajustar os preparativos para o evento. “Sem dúvidas será o primeiro grande evento do núcleo. Vamos trabalhar com os nucleados, para que cada restaurante prepare um prato especial com a cara do estabelecimento para servir no festival. Vamos fazer toda a identificação dos lugares junto com a prefeitura. Será bem divulgado esse festival. O evento acontecerá no primeiro final de semana de fevereiro, nos dias 3 e 4. Dentro do banner de divulgação, haverá as informações sobre os restaurantes, com preços e pratos especiais”, disse Luciane.

A secretária ressalta que com a temporada de verão se aproximando, o poder público precisa já ir se preparando para receber os turistas. “Estamos com uma boa expectativa para o verão, com obras sendo finalizadas e novos empreendimentos gastronômicos. A ideia é que isso se aprimore cada vez mais. Com isso, estamos preparando o campo para as novas oportunidades que vão surgir. Sabemos que vai vir mais pessoas nessa temporada”.