
Nunca diga que é tarde para começar a praticar exercícios. Você pode sim, basta querer!
Hoje nossa pauta, aqui no Segunda Eu Começo, é sobre um assunto que interessa uma grande parcela de nossa população, envelhecer com saúde.
Então eu lhe pergunto meu caro amigo: como você está cuidando da sua vida, da sua saúde, para envelhecer de forma saudável? Lembre-se que a saúde mental também é superimportante. Por isso, é preciso ter como uma das metas alinhar corpo e mente.
Eu sei que você deve estar aí lendo e falando para si mesmo: “É fácil falar, mas arrumar tempo para praticar exercícios, com trabalho, filhos, estudos, casa para cuidar, fazer mercado; não tenho tempo para isso não”. Aí que você se engana. Quando mais seu tempo estiver alinhado e organizado com suas tarefas do dia a dia, mais você vai ter tempo para cuidar do seu corpo e da sua mente com a prática de exercício físico e lógico, alimentação saudável. Tudo é uma questão de organização.
Mas e aí, consegui te animar?
Espero que sim! Então vamos lá.
Agora que despertei sua curiosidade leitor, vou pontuar aqui os benefícios que a atividade física pode lhe proporcionar na melhor idade, ou chegar lá esbanjando saúde.
Então escolha sua roupa de treino, pegue sua toalha e sua garrafinha de água e vamos lá….
Lembre-se: o sucesso do seu futuro, depende do foco do seu presente.

Benefícios:
– Prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares;
– Previne problemas pulmonares;
– Auxilia no controle da diabete;
– Previne artrites;
– Proporciona o fortalecimento muscular;
– Manutenção da densidade óssea;
– Bem-estar físico e mental;
– Proporciona melhora no equilíbrio, na velocidade ao andar, no reflexo e na melhora da ingestão alimentar;
– Previne a depressão;
– Melhora a autoestima;
– Melhora a densidade óssea;
– Diminuição gordura corporal;
– Melhora o sono.
Os benefícios são inúmeros. Mas para não desanimar é importante que o idoso escolha a melhor atividade física, a que lhe traga maior motivação e alegria ao realizá-la.
Alguns exemplos de atividade física:
– Yoga;
– Musculação;
– Hidroginástica;
– Pilates;
– Caminhada;
– Natação, ciclismo, dentre outras…
É importante ressaltar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, a pessoa necessita de uma avaliação médica, para que o profissional de educação física opte pelo treino mais adequado. Mas lembre-se: nunca é tarde para começar!!
Até a próxima.