
O que estudar em 2023?
Ano novo, metas novas. É sempre assim… a cada ano que começa, ficamos refletindo acerca das mudanças que desejamos para a nossa vida. Começar a treinar, perder peso, iniciar um novo esporte, cuidar da saúde… estas são as resoluções de ano novo mais clássicas. Mas algumas pessoas também se preocupam com as suas carreiras e o seu desenvolvimento pessoal, e fazem definições que estão relacionadas com novas habilidades a desenvolver para se tornarem pessoas melhores e profissionais mais preparados.
Mas, o que estudar em 2023 para ser um profissional melhor no novo ano?
O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais de 11,5 milhões de pessoas aqui possuem diagnóstico de depressão. O Unicef publicou dados dando conta de que 35% dos jovens se consideram ansiosos, e metade dos entrevistados afirmou que sentiu necessidade de pedir ajuda em relação a sua saúde mental, mas 40% deles não recorreu a ninguém.
De outro lado, as empresas de todo o mundo já compreenderam que o bom profissional não é aquele que possui o domínio apenas das competências técnicas específicas da profissão que desenvolve, mas também a pessoa preparada para lidar com diversos aspectos do relacionamento com outras pessoas.
A isso chamou-se soft skills, as habilidades comportamentais tão necessárias nos dias de hoje e que preparam os profissionais para conviverem em grupo, engajando uns aos outros na direção da obtenção de resultados na empresa.
E de quebra… melhorando a sua própria saúde metal.
Assim, uma boa pedida para 2023 seria estar preparado com as principais soft skills de alta demanda no mercado. Entre elas, estão a capacidade de raciocínio, resolução de problemas, resiliência, adaptabilidade, iniciativa, confiança, autodisciplina, espírito colaborativo e trabalho em equipe.
E a top das tops: inteligência emocional!
A inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos, de maneira a obter o melhor possível do relacionamento com o outro.
Com ela bem desenvolvida, preservamos a nossa saúde mental e a do outro. Boa pedida para 2023!
Post scriptum: esta é apenas a minha opinião! Para concordar, discordar, sugerir ou interagir, envie mensagem para juniorfreitas.phd@gmail.com.