
Orientação para evitar golpes
Atualmente as pessoas estão acostumadas a realizar compras pela internet, entrando em sites e realizando compras dos mais variados produtos. As formas de pagamento também estão mais rápidas e muitas vezes mais fáceis, especialmente através do pix. Dois pontos que se por um lado facilitam a vida das pessoas, também é preciso ter atenção para evitar cair em golpes. Em Meleiro, a Polícia Militar está realizando uma ação de orientação, especialmente para pessoas idosas, para evitar golpes.
Segundo o sargento Guizzo, da PM de Meleiro, esse trabalho é feito de forma preventiva, prestando informações para a população para evitar que elas caiam em golpes. Palestras com os idosos do serviço de fortalecimento de vínculos que se reúnem no Centro e na Sapiranga foram realizadas, pois este é um dos grupos que acabam caindo mais em golpes. “A gente observa no dia-a-dia, com os boletins de ocorrência e também aquilo que sendo noticiado pela imprensa, de fatos de estelionato, especialmente no ambiente virtual tem acontecido muito isto, e as pessoas acabam sendo lesadas”, disse o sargento.
O próprio sargento acompanhou uma ocorrência em que um golpista se passou por filho da vítima. Através do aplicativo de mensagens Whatsapp, o golpista pediu a transferência de mil reais e ainda mandou um boleto no valor de mil reais para a família, que acabou efetuando o pagamento. “Muitas vezes o boleto vem com um timbre de um banco, mas o beneficiário é uma pessoa física que acaba recebendo esse valor”, explicou o representante da PM.
Outros tipos de golpes que também já foram registrados em Meleiro, de acordo com o sargento Guizzo, envolvem anúncios de veículos nas redes sociais, em que um sinal é pedido para garantir o negócio. Ainda a compra em sites que são falsos. O sargento reforçou que um dos casos registrados, a vítima pediu até o CNPJ da empresa, mas na hora do pagamento o beneficiário era outro.
Para evitar cair em golpes, o sargento orientou as pessoas a redobrarem a atenção especialmente em compras virtuais. “Buscar plataforma digitais que sejam idôneas e cuidar dos pagamentos quando for pagar por cartão, nunca deixar salvo os dados do cartão. Transferência por pix, tomar muito cuidado, quando a gente efetiva o pagamento sempre vai aparecer o nome da pessoa beneficiada”, orientou o sargento.