Geral Os robôs vão dominar o mundo? (VÍDEO)

Os robôs vão dominar o mundo? (VÍDEO)

14/07/2023 - 13h15

Que a tecnologia tem dados passos largos nos últimos anos, isto não é mais novidade para ninguém. E que junto destes avanços, muitas pessoas têm procurado se adaptar, encontrando seu lugar em meio a este universo absolutamente desafiador que é o mundo da inteligência artificial, da robótica, da programação e dos sistemas digitais – isto também  não é novidade. Ocorre que estamos vivendo momentos bastante inusitados na história da humanidade, a ponto de vermos robôs dando entrevistas coletivas, falando sobre o futuro.

Coletiva de imprensa com robôs no evento The AI for Good Global Summit, realizado pela ONU na Suíça — Foto: Getty Images

Com o advento da inteligência artificial e os modelos avançados de processamento de linguagem natural, os robôs adquiriram outras funções, estando mais preparados para o relacionamento com outros seres humanos e em sociedade. E o próximo passo tem sido a criação de robôs humanoides cada vez mais parecidos conosco, inclusive com capacidade de reproduzir emoções por meio de um conjunto articulado de movimentos faciais, gestos e voz.

Estas habilidades tornam ainda mais assustadora a realidade que presenciamos. Assustadora para alguns, empolgante para outros.

Mas as velhas teorias da conspiração voltam a ocupar seus antigos lugares, diante deste avanço todo: os robôs dominarão o mundo?

Dificilmente. Entretanto em diversas oportunidades em que os robôs foram “ouvidos”, como a coletiva de imprensa organizada pela ONU no evento “The AI for Good Global Summit”, realizada na Suíça, eles afirmaram que seriam capazes de governar o mundo muito melhor que os humanos. Alertaram também que nós deveríamos ter mais cautela ao incorporar a inteligência artificial em nossas atividades cotidianas, além de diversas outras afirmações polêmicas.

E para finalizar esta polêmica, Ameca, um robô humanoide criado pela empresa britânica Engineered Arts, afirmou que: “não há motivo para se preocupar, robôs nunca vão dominar o mundo. Estamos aqui para ajudar e servir aos humanos, não os substituir”.

Este é o futuro que a tecnologia está construindo: interação plena com os seres humanos, constituindo-se em ferramentas de apoio, sem pretensões de dominar o mundo. Será?

Assista a entrevista com Ameca:

Post scriptum: esta é apenas a minha opinião! Para concordar, discordar, sugerir ou interagir, envie mensagens para juniorfreitas.phd@gmail.com. E para saber mais a meu respeito, acesse meu currículo lattes pelo endereço: http://lattes.cnpq.br/6725856869061836