Geral Padre Maxssuel se despede de Araranguá para realizar mestrado em Roma

Padre Maxssuel se despede de Araranguá para realizar mestrado em Roma

27/07/2023 - 16h46

Uma das autoridades mais queridas e respeitadas pelos católicos em Araranguá, está de saída. O padre Maxssuel da Rosa Mendonça, foi liberado pela Diocese de Criciúma, para os estudos de Mestrado em Liturgia, em Roma, na Itália. Com isso, o padre Jonas Emerim Velho que é coordenador Diocesano de Pastoral, será transferido para o lugar de Maxuel, ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, que fica localizado no Centro, em Araranguá.

Em entrevista à Rádio Araranguá, o padre Maxssuel expressou a saudade que ficará do povo araranguaense e frisou que o ponto de encontro será sempre o altar do Senhor. “Vivemos muitos momentos bonitos nesses últimos dias. No próximo domingo, vamos concluir nossa missão aqui em Araranguá. Mas gosto de dizer que será um até logo, porque aqueles que a gente ama, levamos no coração. Para nós que temos fé, sabemos que nos distanciamos um pouco, mas nosso ponto de encontro é sempre o altar do Senhor”.

O padre contou um pouco de como tem sido essa preparação para sua ida à Itália. “Sabíamos que seríamos transferidos no final do ano, mas não sabíamos que teríamos essa oportunidade de estudar em Roma. Desde o dia 28 de novembro do ano passado, eu já sabia que ficaria apenas este ano aqui. Em março, surgiu a oportunidade de aprofundar os estudos na área da teologia, em Roma. Muitos padres tem o desejo de estudar em Roma. Ficamos muito felizes. Do Brasil será encaminhado 42 padres à Roma, para estudar”.

Você sabe o que é liturgia? O padre Maxssuel explica a real função dos estudos litúrgicos e sua importância na fé. “O propósito da liturgia é a celebração, o mistério da fé, a missa, os outros seis sacramentos e tudo que diz respeito a questão celebrativa da igreja. Os sacramentos são: batismo, eucaristia e crisma, confissões, penitência, ordem, matrimônio e unção dos enfermos. Há um sacramento para cada momento da vida. De forma muito simples e prática, a liturgia diz respeito a celebração da fé, da presença de Jesus dentro de nós”.

Durante esses quatro anos à frente do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, o padre avaliou suas experiências e momentos que marcaram seu ministério. “Nesses quatros anos, pudemos crescer muito aqui. Como padre, pude amadurecer muito, foram muitos desafios. Enfrentamos toda a pandemia e fomos agraciados pela Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Nosso desafio principal foi lidar com a pandemia”, finalizou o padre.