
“Passou por aqui hoje alguém que eu prendi por estelionato”, alertou Jorge Giraldi sobre homenagens na Câmara, Jair Anastácio assume a cultura e Carlos da Funerária quer isenção do rotativo no Sábado Mais
O ex-vereador Jair Anastácio assumiu a cultura de Araranguá, mas vai continuar acumulando seu cargo na secretaria de Educação do município. Ele substitui Micheline Rocha. Jair disse na manhã de hoje que ainda está se inteirando sobre os novos equipamentos que o departamento de cultura tem hoje, mas disse que quer resgatar algumas coisas da cultura raiz, como o Terno de Reis, por exemplo.
Noite de homenagens
A Câmara de Vereadores de Araranguá teve uma sessão de homenagens e uma mesa diretora diferente. Com as ausências do presidente Pedro Paulo de Souza e do primeiro vice-presidente, Juliandro Jacques, quem comandou a sessão foi o vereador Kelvin Diran. Ele deve ter recebido do presidente o presente de presidir a sessão exatamente no dia em que comemorou aniversário. Diran chamou para a mesa o vereador Júnior Bailão, que também estava de aniversário.
Lions
A primeira homenagem foi aos 65 anos de atuação do Lions Clube de Araranguá, e foi proposta pelo vereador Diran. Coube à presidente Andréia Ulisséia Nunes, agradecer a homenagem. Ela agradeceu a Joaquim Luis Dias, fundador do Lions, que mesmo com 101 anos de idade, fez questão de comparecer à sessão. O Hospital de Olhos, localizado em São José, foi apresentado como uma das maiores conquistas do Lions: “Levamos mais de 10 anos para construir e colocar esse hospital em funcionamento. É uma obra de R$ 4,5 milhões, financiada com recursos de campanhas do distrito LD-9. Hoje, ele atende 100% da população gratuitamente e já está sendo procurado por pacientes de toda a região”, destacou.
Nomes de ruas
Mais duas homenagens denominando nomes de ruas foram prestadas na noite desta segunda-feira, 02. A de autoria do vereador Márcio Mano que denomina rua Antônio Geraldo Baltazar a atual rua A no Loteamento Jardim Eldorado II no Bairro Mato Alto. Já o vereador Diran, que aprovou projeto em que denomina Juliana Drewke Oliveira a sacada da Casa da Cultura.
Participação
A Câmara recebeu a coordenadora da Invernada Mirim do CTG Crioulos do Caverá, Laura Janaina Arbo da Silva, através de requerimento do vereador Samuel Jesuíno. Ela esteve acompanhada do coordenador geral da invernada artística, Márcio Adams. Destacou o trabalho realizado pela invernada e a importância da cultura gaúcha na região.
Sem rotativo
O vereador Carlos da Funerária aprovou indicação onde pede que a administração municipal estude a possibilidade de isenção de cobrança do estacionamento rotativo quando das edições do Sábado Mais. O vereador alertou que famílias vem de cidades de nossa região comparar em nosso comércio, mas muitos não sabem nem como funciona e acabam sendo multadas. Carlos disse não ser contra o rotativo, mas entende que nas edições do Sábado Mais deveria haver isenção da cobrança.
Pesqueiro
O vereador Nelson Soares pediu que, dos pesqueiros que serão construídos do outro lado do Rio Araranguá, um seja na Barranca nas proximidades da antiga Inquil. O vereador disse ter recebido um pedido da cidade nova, a Barranca Sul.
Parabéns
O vereador Joel Casagrande parabenizou a empresária Marlise, pelo investimento feito no antigo prédio da Inquil, que estava abandonado no Bairro Barranca. Ali aconteceu inauguração do Ecoparque, um espaço que vai abrigar um novo centro de eventos na cidade.
Teatro
Joel também lembrou que havia apresentado um requerimento em março pedindo a recuperação do teatro Célia Belizária. Quando da vinda do governador, ele entregou em mãos ao governador Jorginho Mello o pedido, que agora foi atendido, através da secretária de Educação do Estado Luciane Ceretta.
Agradecimento
Já o vereador Neno Fontoura agradeceu ao governo do Estado e ao prefeito Cesar, as obras anunciadas para a região do Distrito da Hercílio Luz. O vereador lembrou que são obras que tem levantado como bandeiras de luta em seus mandatos como vereador. O asfalto entre Ilhas e Hercílio Luz e o asfalto ligando o distrito ao campo mãe luzia até a divisa com o Rincão.
Sessões compridas
O vereador Jorge Giraldi foi à tribuna ontem para reclamar das sessões compridas, com várias homenagens e espaços na casa. Para o vereador é preciso ordenar e determinar quantas por sessão. Disse que alguns vereadores estão usando o espaço para se promover politicamente e que a Câmara precisa discutir os problemas da cidade e ser mais propositiva. O vereador Carlos concordou com Giraldi ao entender que as moções e homenagens, são importantes, mas que muitas numa mesma sessão, a torna muito extensa e sem objetividade.
Mais cuidado
Durante sua fala, Giraldi disse com todas as letras que: “Alguém que passou por aqui hoje, prendi já por estelionato, o que me deixou constrangido. É preciso cuidado quando se vai prestar homenagens”, alertou o vereador, que também é delegado de polícia.
Sem problemas
No final da sessão, o vereador Diran, que presidiu os trabalhos, disse que não se importa com sessões extensas. “Quando me elegi, já sabia que uma das funções desta casa era fazer homenagens. Eu venho para a sessão com alegria e disposição para trabalhar e não importa quantas horas a sessão vai demorar”, destacou, quando foi aplaudido.