
Polícia Militar orienta como proceder em casos de envenenamento de cães
No último final de semana, seis cães foram envenenados no Morro dos Conventos. Episódio que gerou revolta na população araranguaense. De acordo com a Polícia Militar, o ato de envenenamento se enquadra em crime de maus tratos de animais, com pena de dois a cinco anos de prisão.
Para falar mais sobre o assunto, a Rádio Araranguá entrevistou o Tenente Coronel da Polícia Militar, Marcelo Zanette, que falou sobre o caso e esclareceu para a população, como proceder nessas situações. “É crime, a pessoa que comete está sujeita a pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa e proibição de guarda. Esse caso é de polícia, quem presenciar pode estar acionando a guarnição. Depois que o crime aconteceu, a pessoa pode estar registrando o B.O (Boletim de Ocorrência), com a Polícia Militar, ou através da internet, no B.O online”.
Zanette ressalta que após o ocorrido, a investigação para descobrir o autor ou autores do crime, será com a Polícia Civil. “Depois que aconteceu cabe a Polícia Civil a investigação. Não foi registrado na PM, mas existe dois B.O na Polícia Civil sobre o fato. Será investigado e tentado descobrir o autor. Infelizmente deve ter sido alguém incomodado com os cães de rua, mas a solução não pode ser essa. Esses dias um cidadão procurou a gente sobre uma situação no Paiquerê, em que cães de rua estavam atacando as pessoas”.
Sobre medidas que vem sendo tomadas para solucionar o problema o comandante ressalta. “Sabemos que dentro do que a lei permite a prefeitura e os órgãos públicos, tem tomados várias medidas para tentar minimizar o problema, como a castração. É uma grande responsabilidade ter um cão, as pessoas precisam ter essa consciência”.