Segurança Polícia Militar prende em Araranguá condutor que usava símbolo nazista em veículo

Polícia Militar prende em Araranguá condutor que usava símbolo nazista em veículo

22/01/2026 - 22h13

De acordo com a Polícia Militar a prisão ocorreu durante a tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro. Por volta das 14 horas um veículo GM Corsa foi visto por ruas de Araranguá, transitando com um adesivo no vidro traseiro com uma frase, Brasil guerra civil. Junto a frase havia o símbolo da suástica nazista muito usado durante a Segunda Guerra Mundial.

Guarnições da Polícia Militar localizaram veículo que estava estacionado no centro de Araranguá. O condutor não estava no local, mas após novas buscas, os policiais militares localizaram e abordaram o mesmo. O motorista acusado de racismo foi preso e conduzido à Central de Polícia Civil.

Na delegacia, o criminoso foi iniciado pelo delegado, Adriel Alves, pelo crime previsto no artigo 20, parágrafo 1 °, da Lei n. 7.716/1989, por veicular a ideologia nazista. O criminoso permanece preso à disposição do Poder Judiciário, uma vez que os crimes previstos na Lei n. 7.716/1989 (crimes de racismo) não admitem fiança.

Durante depoimento a mesma autoridade policial, o homem disse que o veículo era de sua propriedade, e ele mesmo encomendou e colou os adesivos no automóvel, mesmo após ser alertado por familiares que teria problemas com relação aos adesivos, mas preferiu deixar o material colado no automóvel.