Segurança Por segurança, Defesa Civil de Araranguá fecha comporta para evitar que o rio invada o bairro Barranca

Por segurança, Defesa Civil de Araranguá fecha comporta para evitar que o rio invada o bairro Barranca

08/11/2025 - 09h23

A Defesa Civil de Araranguá, segue trabalhando forte para evitar que os efeitos do Ciclone Extratropical atinjam de forma grave a população da cidade.

Na manhã deste sábado, 08, os profissionais estiveram no rio Araranguá e por segurança, se decidiu por fechar a comporta, e evitar assim que algumas regiões mais baixa do bairro Barranca fossem atingidas.

“Choveu bastante aqui na nossa cidade, entorno de 94 milímetros de chuva, em menos de 12 horas, então foi um volume bem alto. Choveu bastante também ali na região do Jacinto Machado e Meleiro, tudo na casa de 100 milímetros. Então o rio subiu e está em 1,85 metros na nossa régua. Por segurança, a gente fechou a comporta”, explica Afrânio Ronconi, chefe da Defesa Civil de Araranguá.

Vale ressaltar que o rio Araranguá somente sai da calha, ou seja, transborda e atinge residências com 2 metros e 60 centímetros. A Defesa Civil municipal continua de prontidão, mas a boa notícia é que os modelos meteorológicos demonstram que o vento perdeu intensidade no Sul Catarinense, se comparado a previsões anteriores.  

“Agora a expectativa é com relação ao vento. Começam algumas rajadas aqui, por enquanto bem tranquilo. A Defesa Civil estadual aponta, nos últimos boletins, um cenário mais tranquilo. Ou seja, rajadas com uma intensidade um pouco menor. Nós seguimos aqui no plantão e em alerta, mas em princípio, só o nível do rio subiu e algumas duas ou três questão de drenagem; de tubulação que rompeu, no restante tudo tranquilo por enquanto”, conclui Afrânio.