Política Prefeito Cesar Cesa avalia positivamente o ano e vai manter ritmo de realizações, Câmara de Araranguá muda regimento interno e disciplina sessões

Prefeito Cesar Cesa avalia positivamente o ano e vai manter ritmo de realizações, Câmara de Araranguá muda regimento interno e disciplina sessões

02/12/2025 - 18h43

O prefeito Cesar Cesa avaliou positivamente o ano, durante entrevista na manhã desta terça-feira, 02, à Rádio Araranguá. Na conversa com o prefeito, passamos pelos diversos setores da administração e em todos, houve avanços. Cesar destacou que avalia positivamente o ano, exatamente devido ao fato de que o governo cresce em linha reta, ou seja, todas as secretarias e departamentos, têm apresentado crescimento homogêneo.

Dia 15 às 15 e 15

Na Saúde anunciou a inauguração da nova UBS do Bairro Arapongas para o dia 15 de dezembro, às 15h15min, alusão ao número do MDB. O novo posto de saúde vai desafogar o do bairro Coloninha, que já atende uma região considerável.

Bom Pastor

Quanto a unidade Bom Pastor, o prefeito estima que será inaugurado em meados de fevereiro do ano que vem. O antigo hospital Bom Pastor passa por uma ampla reforma, em que praticamente ficaram somente as paredes. Um tomógrafo de última geração já foi aquirido e será instalado no Bom Pastor, entre salas de fisioterapia e diversos serviços que passarão a funcionar no mesmo local.

Rua

A rua Coronel Apolinário Pereira, onde fica o Bom Pastor, terá a calçada da beira do rio diminuída em dois metros e meio, e receberá asfalto. O alargamento da rua, deverá permitir que o terminal do transporte coletivo urbano, passe a funcionar nas proximidades da estação rodoviária.

Discussão

A rua e outros projetos que envolvem asfalto só não começaram ainda, devido a uma discussão na justiça entre duas empresas que participaram da licitação do asfalto. Cesar espera que haja uma solução em breve, para que as obras possam ter sequência.

Licitação

Sobre a ponte que vai ligar o Distrito de Hercílio Luz ao Morro dos Conventos, o prefeito revelou que já abriu uma licitação para a contratação de uma empresa que vai fiscalizar a execução da obra. Depois de tantos percalços, que levaram a demora na licitação da obra, ele não quer correr riscos. A empresa que vencer a licitação, terá a incumbência de acompanhar e fiscalizar tudo o que está no projeto e o que será feito pela empresa que vencer a licitação para executar a obra da ponte.

Ponte

Já em relação a licitação da obra da ponte, Cesar disse que será aberta ainda antes do final deste ano. Se tudo der certo, sendo otimista, não havendo contestações no edital e a empresa vencedora seja anunciada ainda em dezembro, a obra deve ser retomada em meados de fevereiro do ano que vem. O prazo de execução é estimado em dois anos e meio.

Astral

Cesar Antônio Cesar, destacou ainda que os cidadãos de Araranguá respiram outros ares e que sente um bom astral nas ruas da cidade. A praça decorada e iluminada para o Natal, o show do Roupa Nova no dia 12 de dezembro e as realizações de seu governo, são apontados como a mola propulsora para que o clima de “Cidade do já teve”, tenha mudado. “Hoje vemos que as pessoas têm orgulho de dizer que moram em Araranguá, e fazem questão de divulgar o que está acontecendo aqui”, afirmou.

Em Brasília

Vereadores de Araranguá, Douglas Michels, e Samuel Jesuíno, estão em Brasília.  A pauta, a busca de recursos e a luta sobre a crise do arroz e do leite. Vereador ir a Brasília, tudo bem, mas na semana em que a Câmara, através da bancada do MDB chama, na sede da ACIVA em Araranguá a discussão, exatamente sobre os dois assuntos, salvo melhor juízo, não me parece correto. Aqui estarão autoridades e representantes, que podem encaminhar algum tipo de solução para os setores do arroz e do leite, e o que dois vereadores podem fazer de diferente em Brasília?

Mudou o regimento

A Câmara de Vereadores de Araranguá finalmente mudou o regimento interno para organizar melhor e otimizar as sessões ordinárias da casa. A partir de ontem, nas nomenclaturas de ruas e logradouros públicos, apenas o vereador proponente, terá direito a fala e por cinco minutos. Antes, todos tinha direito a fala, o que tomava muito tempo durante as homenagens. O título de cidadania, também entra na mesma regra e ficou alterado o número de homenagens por ano que cada vereador poderá fazer.

Mudança necessária

Muito embora vereadores debutantes entendam que não deveria mudar, e que estão ali para trabalhar, não importando se a sessão vai durar mais de três horas, as mudanças eram necessárias. Não se trata de horas de trabalho, mas sim, de fazer cumprir o que realmente é a função da casa legislativa. Os títulos de cidadania, bem como homenagens e reconhecimentos, também fazem parte das funções do legislativo, o problema era o excesso em apenas uma sessão. Da forma como estava, perdemos muito tempo, que poderia ser utilizado para a discussão e encaminhamento de soluções para problemas apontados pelos cidadãos.

Mérito

Durante alguns anos, venho fazendo essa observação em relação a necessidade de mudança. Mas, ao que parece, precisou o vereador Jorge Giraldi dar um soco na tribuna, alterar a voz e ser até indelicado, para que a mudança acontecesse. Muito embora eu não concorde com a forma como Giraldi encara seu mandato, sou obrigado a admitir que as vezes, para que a gente alcance objetivos, é preciso ser duro.