
Prefeito Cesar explica medida adotada para resolver problema com a coleta do lixo em Araranguá
Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o prefeito Cesar Cesa falou sobre os problemas enfrentados na coleta de lixo no município e explicou as medidas que estão sendo tomadas para resolver a situação.
Licitação em andamento
Segundo Cesa, o município está conduzindo uma nova licitação para o serviço. “Está em uma licitação nova. Acredito que até novembro esteja resolvido. Espero que uma empresa boa ganhe, com capacidade. Dias atrás o pessoal foi lá dizer que está ruim de encontrar mão de obra. Sabemos que não é fácil. Essa empresa que aqui está não sei se continuará. Entendemos o problema que é. Temos um caminhão e uma camionete, mas não dá conta”, explicou.
Dificuldades de operação
O prefeito ressaltou que a municipalização do serviço seria inviável no momento devido à necessidade de infraestrutura e pessoal. “Vamos ver como acontece essa licitação. Sabemos que para o município assumir esse trabalho, é muito difícil. Para tocar esse serviço, precisaríamos de cinco caminhões desse, que custa R$ 1 milhão cada. Além disso, precisa de mão de obra. Se é difícil contratar para empresa privada, imagina para a prefeitura. Ou seja, o problema continuaria. Seriam mais cinco equipes, o que gera ainda mais demanda de pessoal”, afirmou.
Expectativa de solução
Cesa afirmou que o município acompanhará o resultado da licitação e intervirá se o problema persistir. “Enfim, vamos aguardar a licitação e, se não for resolvido, a responsabilidade é nossa. Vamos ter de fazer alguma coisa”, concluiu.