Política Prefeito de Araranguá e diretor do SAMAE acompanham, no açude Belinzoni, uso da escavadeira anfíbia (VÍDEOS)

Prefeito de Araranguá e diretor do SAMAE acompanham, no açude Belinzoni, uso da escavadeira anfíbia (VÍDEOS)

06/10/2025 - 14h19

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá iniciou oficialmente, nesta segunda-feira (6), as atividades da escavadeira anfíbia adquirida pela autarquia ao custo de R$ 1.784.000,00. O equipamento, com mais de 23 toneladas e cinco metros de altura, está sendo utilizado no desassoreamento do açude Belinzoni, o segundo maior manancial da cidade.

O local é responsável pela captação de cerca de 200 mil litros de água por hora, o que representa 40% do abastecimento do município. O trabalho de limpeza visa aumentar a capacidade do reservatório e garantir mais eficiência e segurança no fornecimento de água à população.

O diretor-geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa, o Jairinho, acompanhou de perto o início da operação e destacou a importância do investimento. “Essa escavadeira é um marco para o município. Com ela, ganhamos autonomia e capacidade de resposta mais rápida para manter nossos mananciais em boas condições. É um investimento que vai gerar economia, qualidade no serviço e mais segurança para o abastecimento de Araranguá”, afirmou o diretor.

Segundo Jairinho, a aquisição do equipamento faz parte de uma política de modernização da autarquia. “O SAMAE vem se preparando para o futuro. Estamos investindo em tecnologia, estrutura e capacitação para que o sistema de abastecimento acompanhe o constante crescimento de Araranguá. Sob a liderança do prefeito César Cesa, o município tem inovado a cada dia com ações em diferentes áreas e no SAMAE não poderia ser diferente”, destacou Jairinho.

O SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá) possui licença ambiental emitida pela FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá) para realizar limpeza e dessassoreamento mecanizado de cursos d’água (mananciais), conforme a Certidão de Conformidade Ambiental nº 96699/2025 e Licença de Operação nº 250/2024, válida de 20 de março de 2025 até 15 de março de 2027.