Política Prefeitura do Arroio recebe dois caminhões zero quilômetro e Hellen Becker assume na Câmara de Araranguá

Prefeitura do Arroio recebe dois caminhões zero quilômetro e Hellen Becker assume na Câmara de Araranguá

03/11/2023 - 10h25

O prefeito Evandro Scaini entregou nessa sexta-feira, 03, às 10 horas ao secretário de Obras, Lei do Mar Azul, dois caminhões zero quilômetro. Os caminhões foram adquiridos dentro do empréstimo feito para melhorar as condições de trabalho para a secretaria. Os dois veículos vão auxiliar muito o trabalho no carregamento de material para pôr nas estradas, entre outros serviços em que serão utilizados.

Posse

Conforme já havia anunciado no programa Dia a Dia, o vereador Samuel Duarte Nunes se licenciou na Câmara de Vereadores de Araranguá por 30 dias. É uma sequência de oportunidades que o vereador está dando aos suplentes de seu partido para que possam assumir e experimentar a vereança. Neste caso, abriram mão de assumir, Marcos Pereira da Silva, Evandro Conceição, Adão Vieira dos Santos e Nilson Costa, para que a suplente Hellen Becker pudesse assumir. A posse aconteceu na sessão da última quarta-feira, que foi a primeira deste mês de novembro.

Indicação

Em sua primeira sessão como vereadora, Hellen Becker aprovou uma indicação onde sugere que a futura sala de cinema, projeto de infraestrutura cultural do patrimônio de Araranguá, receba o título de Jeff Machado. Jornalista, ator, produtor, escritor, modelo e editor de moda, Jeff Machado, araranguaense, filho de Dores Machado, foi assassinado recentemente no Rio de Janeiro, onde morava. A referida sala de cinema será implementada na praça Hercílio Luz.

Requerimento

Hellen Becker também aprovou um requerimento onde pede um espaço em uma das sessões, para o biólogo da FAMA, João Rosado, que também preside o Coama, possa explanar sobre a redução do espelho d’agua da Lagoa do Caverá.

Local

Já a vereadora Lena Périco, aprovou indicação onde pede um local para o funcionamento do grupo de Alcoólicos anônimos. Na indicação, a vereadora solicita ao município que ceda uma sala, onde o grupo possa fazer suas reuniões, sem custo, visto que o trabalho é voluntário e necessário ao município.

Vai a Brasília

Logo após a fala do vereador Diego Pires, sobre a viagem a Brasília, agradecendo ao presidente Luciano Pires pela oportunidade, a vereadora Lena Périco, em aparte, anunciou que também irá à capital federal no dia 28 de novembro. A vereadora já tem agenda com a senadora Ivete da Silveira, com o deputado Chiodini e com o Ministério da Educação. Lena, também agradeceu ao presidente Luciano a oportunidade.

Novos tempos

O presidente Luciano Pires, além de falar sobre a viagem a Brasília, reafirmou sua decisão de permitir vereadores irem à capital federal na busca de recursos para o município. “Sei que existem opiniões contrárias, mas como presidente tenho que tomar decisões e permitir que a busca de recursos para o município continue”, afiançou o presidente.

PIX

Facilitar o pagamento do estacionamento rotativo, foi a preocupação demonstrada pelo vereador Nelson Soares. O vereador, aprovou indicação onde sugere ao município, que possibilite o pagamento dos cartões e de multas do estacionamento rotativo através do PIX. No caso, o usuário poderá pagar o estacionamento, ou cartão ou um bloco, através do PIX, que cairia diretamente nas contas da prefeitura, ou em conta especial para o departamento de trânsito.

Sem dinheiro

Em sua argumentação, o vereador disse que já ouviu de muitos usuários a dificuldade em ter dinheiro para o pagamento. Como hoje em dia o chamado dinheiro de plástico, o cartão de crédito e o PIX são mais usados, a possibilidade de pagamento do rotativo através do PIX, beneficiaria em muito, usuários e até os monitores, que, nestes casos, não teriam problemas com o troco.

Aposentados

Deu entrada na sessão de quarta-feira o projeto de lei complementar da administração municipal que vai beneficiar os aposentados. O projeto altera a alínea A do inciso IV do artigo 36 da lei complementar número 163\2014. Trocando em miúdos, a alteração aumenta a metragem dos imóveis isentos para até 500 metros quadrados, pois muitos lotes antigos possuem metragem maior do que 450 metros, prejudicando aposentados que não possuem condições de arcar com o imposto.

Corrige

Na verdade, o projeto corrige uma injustiça e beneficia os aposentados, uma vez que muitos que não podiam acessar o benefício, passarão a ter direito.