
Primeiro trecho da Caminhos do Mar, em Balneário Gaivota, deve ser concluído no início do ano
A Caminhos do Mar sempre foi um sonho no Litoral Sul Catarinense. A rodovia, depois de pronta, vai ligar Passo de Torres, na divisão com o Rio Grande do Sul, a Laguna. Mas muitas foram as conversas antes do planejamento efetivamente sair do papel. O município a dar o primeiro passo foi Balneário Gaivota. A partir da cidade será feita a ligação entre Passo de Torres e Balneário Arroio do Silva.
No território de Balneário Gaivota estão sendo investidos, através de convênio com o governo do Estado, mais de R$ 20 milhões, com uma contrapartida de R$107,9 mil da prefeitura.
O primeiro trecho dos trabalhos já está bem adiantado como explica o prefeito Everaldo dos Santos. “Estamos com 15% da obra concluída, até porque é um trabalho que demora um pouco, dado o tamanho da complexidade. Temos a drenagem, mudança de rede, deslocamentos de postes da iluminação pública, têm algumas medidas que acabam fazendo a obra demorar. Mas já estamos bem adiantados e acredito que até janeiro devemos entregar 2,5 quilômetros e a partir daí vamos licitar o próximo trecho”.
Corte dos repasses às prefeituras
O prefeito ainda ressalta que a recomendação do Ministério Público, que cortaria alguns o repasse de verbas do governo do Estado aos municípios catarinenses, em um primeiro momento, não deve impactar nas obras que estão sendo feitas na cidade. “Nós tivemos uma reunião com o Tiago Vieira (Secretário de Estado da Infraestrutura) na sexta-feira. Balneário Gaivota acredito que não será prejudicada, pois são convênios que estão em andamento e que já estão sendo pagos e por isso ficamos mais tranquilos. Sendo assim, podemos continuar nossas obras como a Caminhos do Mar, a ciclovia, a Beira-mar Norte, enfim, obras que já vem tendo seu cronograma cumprido e acreditamos que não teremos grandes danos em Balneário Gaivota. Mas temos, claro, a preocupação com novas licitações o que não é permitido hoje, por uma recomendação do Ministério Público. Mas o governador não vai querer deixar sua imagem prejudicada nesse momento em que está finalizando seu mandato, até porque ele é obrigado a fechar suas contas. Acreditamos também que o novo governador, Jorginho Mello, vai olhar com atenção para o Sul, assim como fez Carlos Moisés”.