Política Reitora da UNESC e presidente da ACAFE, Luciane Ceretta, recebe homenagem na ALESC e maioria das escolas estaduais de Araranguá alcança o quórum na eleição

Reitora da UNESC e presidente da ACAFE, Luciane Ceretta, recebe homenagem na ALESC e maioria das escolas estaduais de Araranguá alcança o quórum na eleição

05/12/2023 - 13h32

A magnifica reitora na UNESC e presidente da ACAFE, Luciane Ceretta, recebeu na noite de ontem na Assembleia Legislativa o título de Cidadã Catarinense. A menção honrosa partiu do deputado estadual Júlio Garcia, que conheceu melhor a reitora, quando do projeto Universidade gratuita do governo do Estado. Com as galerias lotadas e o prestígio do governador do Estado Jorginho Mello, a reitora foi mencionada por Júlio Garcia como deputada.    

Comentários

No meio político em Criciúma, o comentário é que Luciane Ceretta ainda pode vir a ser candidata a prefeita. Júlio Garcia fez menção à possibilidade de sua entrada na vida política, devido a desenvoltura e visibilidade que a reitora dispõe.

Natal iluminado

A Administração Municipal de Ermo promove a partir da próxima quinta-feira o Natal Iluminado, com uma programação que vai unir o espírito natalino com a boa música do sertanejo universitário da dupla César Menotti Fabiano e o espírito esportivo com o 1º Arrancadão de Tratores de Natal. O prefeito Paulo Delavechia espera um grande público na festa que será nos dias 07, 08, 09 e 10 de dezembro.

Araranguá

Em Araranguá a iluminação de natal começa a tomar forma no calçadão. As figuras natalinas que vieram do Natal Luz de Gramado, também começam a ser colocadas. Tudo está sendo preparado para a inauguração do calçadão, no sábado dia nove de dezembro com o Show da Camerata de Florianópolis.

Cancelada

A anunciada vinda do governador do estado Jorginho Mello na próxima sexta-feira a Balneário Gaivota foi cancelada. O governador participaria da inauguração do novo prédio do Grupamento de Polícia Militar. A obra foi construída em parceria da prefeitura com o Governo do Estado, sendo de padrão quartel para pelotão PM. A assessoria do governador justificou o cancelamento, porque decidiu ir a posse do novo presidente da Argentina.

Renúncia e eleição

Na Câmara de Vereadores de Balneário Gaivota aconteceu ontem a eleição para a presidência. Mesmo estando a poucas sessões para o final do ano legislativo, a câmara teve que fazer a eleição. Acontece que o presidente Paulo Roberto Silva renunciou, por motivos particulares. Assim, na sessão de ontem aconteceu a votação que elegeu o vereador Felipe Santos do PSDB como presidente. Mas ele vai presidir a casa somente nas duas últimas sessões deste ano e por todo o ano que vem. Apenas a eleição acabou sendo antecipada, devido a renúncia do, até então, presidente.

Homenagens

A primeira sessão deste mês de dezembro na Câmara de Vereadores de Araranguá foi de homenagens. Na primeira homenagem o presidente Luciano Pires concedeu título de Cidadania Honraria ao empresário Alex Cavalheiro. Numa segunda homenagem, Luciano aprovou moção de reconhecimento ao Instituto Mix Franchising, que pela décima vez consecutiva, recebe o selo de Melhor Franquia do Brasil, no prestigiado prêmio Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Mais homenagens

Já o vereador Nelson Soares, nomeou cinco ruas no loteamento Aliance I e 2 no bairro Industrial. A rua Rua A 4: Pedro Cardoso Júnior. Rua A5: Adílio Costa. Rua A7: Jabes Cardoso. Rua A8: João Oscar Cardoso. Rua A9: José Silva.

Calçadão

Outra homenagem foi prestada pelo vereador Luís da Farmácia, que denominou Gercino Pascoali a área de uso público na Avenida Getúlio Vargas, no trecho situado entre a Ruy Barbosa e a Avenida XV de Novembro. Os vereadores aprovaram e o calçadão vai se chamar Gercino Pascoali, empresário e ex-prefeito de Araranguá, de saudosa memória.

Últimas sessões

Como no mês de dezembro acontecem as últimas sessões do ano, ontem o presidente Luciano Pires lembrou aos vereadores que haverá sessão amanhã, quarta-feira, e na sexta feira. Na próxima semana também haverá sessões na segunda, na quarta e na sexta-feira. Mas o presidente lembrou que na próxima semana tem a abertura do Natal Verão entre outros convites recebidos pela casa. Assim, vão decidir se a sessão de sexta da próxima semana, pode, ou não, ser antecipada para quinta-feira.

Requerimento

Um requerimento, que deu entrada na sessão de ontem chamou a atenção e se trata de uma proposta de resolução de um sério problema.  Vereador Nelson Soares pede envio de requerimento ao poder executivo estadual, ao secretário de Estado da Administração Diretoria de Gestão Patrimonial Gerência de Bens e Serviços de Santa Catarina, solicitando o direito de concessão de uso observando interesse público do Ginásio de Esporte Padre Ézio Julli, situado na Rua Amaro José Pereira, nº 989 – Centro de Araranguá.

Eleições

O dia de ontem foi de votação nas escolas do estado, para a eleição dos diretores que apresentaram seus planos de gestão. Via de regra, os candidatos lutaram juntamente com professores e alunos para conseguir os 50% mais um dos votos dos três segmentos. Não houve problema no segmento de professores e alunos, mas, como já estava previsto, o problema foram os pais ou responsáveis.

Como ficou

Em Araranguá, nas escolas do Estado, a eleição que terminou ontem às 20h, apresentou resultado positivo na maioria das escolas. Tiveram diretores eleitos as escolas, Maria Garcia Pessi, Dolvina Leite de Medeiros, Bernardino Sena Campos, Otilia da Silva Berti, Operária, Patrulheiro Jucemar Paes, Padre Antônio Luiz Dias, Jordan Bernardo da Rosa, Mota Pires, Isabel Flores Hubbe.

Sem quórum

Castro Alves, EEB Araranguá, Julieta Aguiar Bertoncini e Neusa Ostetto. Na escola Eremeta de Souza, não houve o registro de plano de gestão.

Como fica

Pelo decreto do governo do Estado que norteou as eleições para diretores de escolas, agora, os diretores das escolas que não conseguiram os 50% mais um, serão definidos por indicação da coordenadoria regional de educação, que deverá enviar os nomes ao governador do Estado para uma definição. Mas pelo edital será preciso seguir os critérios estabelecidos como, por exemplo, não ser diretor por dois mandatos seguidos, ser efetivo na rede estadual, podendo ser de qualquer escola, não ter falta injustificada pelos 5 anos anteriores, apresentar um plano de gestão.

A verdade

A democracia e a falta dela, apresenta sempre atitudes subliminares, mas que acabam, em muitos casos sendo decisivos para que os objetivos sejam alcançados. No caso, parece ficar claro que o governo do estado impôs dificuldades para que, principalmente as escolas maiores não conseguissem o quórum necessário, porque já sabia da dificuldade que seria levar pais ou responsáveis a votar. A clausula, deixou clara a intenção de indicar diretores na maioria possível das escolas, uma vez que se sabe que a maioria dos pais ou responsáveis, mesmo chamados, não participam da vida escolar de seus filhos. Sem os 50% mais um, todos os diretores seriam escolhidos pelo voto, sem a interferência do governo.

QI

Agora, as escolas que não conseguiram, terão diretores definidos pelo Q I, ou seja, quem indica, mesmo que tenham participado de um processo que passou pela elaboração de um plano de gestão, onde o governo também impôs questões praticamente impeditivas, venceram a eleição, mas não ocuparão os cargos. Isto desestimula novas candidaturas, pode fazer com que o governo consiga o que realmente quer. Ainda bem que em várias escolas os três segmentos foram atingidos e os diretores foram eleitos. Como é o governo que define as regras, ele pose deixar a eleição correr normalmente, facilitar, ou dificultar o processo. O governo atual, sem dúvidas dificultou, o que não é bom para a democracia escolar. Ou será que você é um dos pais ou responsáveis que não foi votar e não se importa?