Política SAMAE lança projeto Água Segura, Câmara de Araranguá realiza penúltima sessão de novembro e movimento na BR-101, a partir desta quarta, preocupa usuários

SAMAE lança projeto Água Segura, Câmara de Araranguá realiza penúltima sessão de novembro e movimento na BR-101, a partir desta quarta, preocupa usuários

18/11/2025 - 10h04

O SAMAE de Araranguá lançou nesta segunda-feira, 17, o projeto Água Segura. Segundo o diretor do SAMAE, Jairo Costa, a iniciativa vai oferecer análise de água de ponteira gratuitamente às famílias que ainda consomem desta fonte. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos do uso de poços rasos. Outra intenção do projeto, é chamar a atenção da população para o perigo eminente de consumir água de ponteira, sem o devido exame. Dados do SAMAE apontam que algo em torno de 20 mil residências tem água potável, mas Araranguá tem mais de 40 mil residências. Para o diretor, a situação é motivo de preocupação, uma vez que uma expressiva parte de nossas residências ainda utiliza água de ponteira, sem saber o que a água contém.

Reta final

A Câmara de Vereadores de Araranguá realizou na noite desta segunda-feira, 17, a penúltima sessão deste mês de novembro. Na oportunidade, esteve na casa a chefe de gabinete da prefeitura de Santa Rosa do Sul, Vitória Nunes Lopes, que representando o prefeito Almides Roberg Silva, usou a tribuna para falar sobre a 11ª edição da Polvilhana. A festa do Polvilho e da banana começa nesta quarta, 19, e tem gastronomia e shows. Na abertura acontece a escolha das soberanas, e logo após, show nacional com Mato Grosso e Matias, e ainda um show com pagode. Vale ressaltar que a festa é aberta não havendo cobrança de ingresso para os shows.

Aprovado

Nesta segunda-feira, 17, os vereadores aprovaram o anteprojeto do vereador Evandro Conceição que institui a Estação Motorhome de Araranguá, destinada ao estacionamento e apoio ao turismo sobre rodas. O vereador defende que o ponto de apoio seja construído no Paiquerê ou Morro dos Conventos.

Requerimento

Um requerimento foi feito pelo vereador Jorge Giraldi, relativo a envio de expediente à Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna/SC, convidando o Francisco José Siqueira Ferreira, Capitão de Corveta, e Delegado, ou representante por ele designado, para comparecer na câmara, a fim de prestar esclarecimentos sobre as normas de segurança, fiscalização e condutas permitidas na navegação do Rio Araranguá, especialmente durante a temporada de verão.

Preocupação

Giraldi está preocupado com algumas atitudes de proprietários de jets e lanchas, que desenvolvem alta velocidade no rio, em perímetro em que pessoas passeiam com caiaques, sem contar com os passeios das escunas. Para o vereador, antes que aconteça um acidente, é preciso que a Marinha explique as normas e intensifique a fiscalização.

Requerimento

Já o vereador Samuel Jesuíno, aprovou requerimento onde pede o envio de expediente ao senhor Diretor Presidente da CELESC, Tarcísio Estefano Rosa, para a adoção de medidas urgentes de melhoria na rede de energia elétrica das comunidades rurais do município de Araranguá/SC, com o objetivo de garantir fornecimento estável e contínuo, especialmente durante o período de safra.

Situação difícil

Samuel Jesuíno disse que os agricultores enfrentam sérias dificuldades que tem prejudica o trabalho em suas lavouras, por falta de energia elétrica. As quedas constates e a demora do retorno da energia, foram apontadas pelos vereadores como problemas. Na verdade, não é só o campo que vem sofrendo, no perímetro urbano de Araranguá, também acontecem os mesmos problemas.

Mais efetivo

O vereador Samuel Duarte Nunes, o Samuca, pediu através de requerimento mais viaturas, armamentos e efetivo para o 19º Batalhão da Polícia Militar de Araranguá. O pedido será enviado ao Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello e ao secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff.

Transporte

Indicação do vereador Diran Drewke, chamou a atenção para a necessidade de aumento de linhas do transporte urbano de Araranguá. O vereador aprovou indicação onde pede um estudo para a implantação de linhas de transporte coletivo urbano para atender os novos loteamentos. No caso, o bairro Caverazinho, que vem crescendo rapidamente, e onde ainda o serviço do transporte coletivo gratuito ainda não é oferecido a população.

Movimento

A previsão da CCR ViaCosteira para o movimento na BR-101 devido ao feriado de quinta-feira, 20, preocupa usuários. Segundo a previsão, mais de 750 mil veículos no período entre quarta, 19, e segunda-feira, 24, vão passar na rodovia, e por consequência, nos pedágios. A pergunta é, a concessionaria tem algum esquema especial para evitar o transtorno das filas, formadas pelo pagamento das tarifas do pedágio, ou vamos ficar com o estresse em cada praça do trecho?