Política Santa Catarina aprova reserva de vagas de estágio para estudantes da rede pública

Santa Catarina aprova reserva de vagas de estágio para estudantes da rede pública

08/07/2024 - 11h43

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na última semana o Projeto de Lei 480/2015, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que reserva até 30% das vagas de estágio nos poderes do Estado para estudantes da rede pública de ensino. A votação ocorreu durante uma sessão itinerante em Criciúma.

Em entrevista ao programa Estúdio 95 da Rádio Araranguá, apresentado por Lucas Casagrande, Minotto comentou sobre a importância da iniciativa. “É um projeto que busca inserir os jovens no mercado de trabalho. Programas de estágio são essenciais para essa iniciação. E é importante permitir que os jovens em maior vulnerabilidade social entrem no mercado de trabalho, criando perspectivas profissionais para aqueles estudantes oriundos de escolas públicas”, destacou o deputado.

O projeto, que agora segue para sanção do Governador do Estado, também visa aumentar o poder aquisitivo dos estudantes beneficiados, conforme explicou Minotto. “Outro ponto importante deste projeto é que a renda destes estágios pode garantir um incremento no poder aquisitivo, possibilitando, inclusive, o investimento deste jovem em sua carreira profissional”, acrescentou.

Minotto ressaltou ainda o impacto positivo da medida tanto para os jovens quanto para os órgãos públicos. “Nosso objetivo é dar a oportunidade para quem não tem. Vemos uma necessidade dessa contratação. Queremos que os alunos tenham o desejo de ingressar na vida pública. Sabemos das necessidades das prefeituras. Essas vagas ajudarão tanto o jovem que quer ingressar no mercado de trabalho, quanto aos órgãos públicos que receberão essa demanda de jovens”, concluiu o deputado.