Política Saúde é pauta em reunião realizada pela Amesc

Saúde é pauta em reunião realizada pela Amesc

09/06/2023 - 17h27

A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), realizou uma assembleia com o colegiado de prefeitos da região, nessa quarta-feira, 07. Na reunião, o tema saúde, foi pauta importante. Em entrevista à Rádio Araranguá, o presidente da Amesc, Almides Roberg, falou sobre o encontro.

“No primeiro momento a briga foi em fazer com que nossa região fosse habilitada a cirurgias de alta complexidade e conseguimos isso. Nos deparamos com uma situação, em que pacientes de outras regiões estavam sendo atendidos e a nossa região não. A habilitação que veio para nossos hospitais, foi para resolver o problema da nossa região. A cada 10 cirurgias, apenas duas são da região”, ressaltou Almides.

A reunião

“Nessa reunião, colocamos a prefeita de Sombrio como nossa liderança para esse pleito, porque ela já foi secretária de Saúde e sabe da demanda, conhece, tem facilidade e o acesso ao governo do Estado. Realizamos um realimento e com isso, vamos aguardar os próximos capítulos, que será a ida até Florianópolis, mas até o momento não temos data”, explicou o presidente.

Sarasul/Saer

“Não somos contrários a isso, estamos buscando alternativas para como construir. Como nossos consórcios tem o cunho público privado, não podemos firmar convênios com o serviço público. Temos juridicamente esse empecilho, mas estamos buscando alternativas e encontrando saídas. Sabemos que esse serviço é de extrema importância”, acrescentou Almides.

CisAmesc

“Estamos em uma situação bem melhor do que a que pegamos. Estamos fazendo com que os municípios revertessem a situação e com isso, tranquilizasse os fornecedores que são muitos. Conseguimos um REFIS, junto ao governo federal, das dívidas tributárias. Hoje em dia, temos uma situação muito boa com parcelamentos em dias, pagos e dentro do que era previsto ao orçamento. Empresas já procuram o consórcio. Estamos trabalhando para lá na frente termos a independência”, finalizou o presidente.