Geral Secretário de saúde fala de obras e sonha com atendimento após as 17 horas

Secretário de saúde fala de obras e sonha com atendimento após as 17 horas

05/12/2022 - 09h46

A saúde é sempre um desafio para os gestores municipais. A demanda por novos atendimentos é sempre maior do que a oferta e as especialidades cada vez mais são necessárias. O secretário de saúde de Balneário Arroio do Silva, Rogério Ferreira, falou sobre a ampliação de serviços, com novas unidades que serão construídas e ampliadas no município. O secretário também falou sobre a necessidade de ampliar o horário de atendimento. A entrevista foi concedida a Saulo Machado, na Rádio Araranguá.

Segundo o secretário, a necessidade de ampliação da estrutura foi percebida desde os primeiros dias do governo. “A nossa demanda, a gente sentiu a necessidade de aumentar a estrutura, já desde o início da gestão vimos que a estrutura estava aquém da população que a gente estava atendendo”, disse Ferreira.

Para auxiliar nessa melhora do atendimento, na última sexta-feira, 2, foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma nova unidade na praia dos golfinhos. “Então as duas equipes do lado sul ficavam no posto Valter e já estava na hora de a gente pensar em uma nova estrutura. A praia dos golfinhos foi a escolhida, que é um bairro muito antigo do município e já tem muita gente que mora lá inverno e verão”, explicou o secretário. A nova unidade receberá um investimento de R$ 1,4 milhão, com recursos do estado e contrapartida do município.

Ainda no lado sul, o secretário anunciou que nesta temporada de verão, a unidade da praia da caçamba terá médico todos os dias. “O posto da caçamba é uma unidade pequena, que nós reformamos ela inteira, chovia dentro os móveis estavam danificados. E agora, pela primeira vez, o posto da caçamba terá médico todos os dias, na temporada”, disse.

No lado norte, a unidade do Erechim também precisa ser ampliada. Embora algumas ampliações já tenham sido feitas, como uma reforma na recepção. “Só para se ter uma ideia, nos primeiros meses de governo eu vi que a recepção do posto do Erechim não suportava. Nós fizemos uma mini reforma, aumentamos a sala de recepção que hoje já não da conta”, avaliou Rogério.

Nova sede e policlínica

O município passará a contar com uma policlínica, para reunir os atendimentos que não são de unidades básicas. Ferreira explicou que a nova unidade receberá toda a parte administrativa e onde hoje funciona a secretaria, se tornará na policlínica municipal. A obra já está em andamento. “Nova sede está praticamente pronta. Por dentro está toda pronta e falta alguma pintura pela parte externa. Pedimos para fazer um muro, por que agora nós vamos ficar naquele ponto. Onde hoje é a secretaria da saúde, nós vamos fazer a policlínica municipal”, falou.

Ampliação do horário

Atualmente o atendimento de saúde pública do município funciona até as 17 horas. Após esse horário e nos finais de semana, o cidadão precisa se dirigir a Araranguá, no Hospital Regional. O secretário afirmou que esta já é uma necessidade e um sonho da gestão. “Depois das 5, o município ainda não tem um serviço de urgência e emergência. É o nosso sonho, mas a nossa porta aberta é o Hospital Regional de Araranguá”, afirmou Ferreira, que ainda completou que a ampliação exige planejamento e um alto custo. “É um sonho, já é uma necessidade, mas envolve planejamento e muito custo”, concluiu.