Semana do Meio Ambiente em Araranguá poderá ocorrer junto com a inauguração do Dino Parque
Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o diretor da Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), Maureci Rodrigues, falou sobre a mudança na data da Semana do Meio Ambiente e detalhou a programação que já está sendo organizada para o evento.
Segundo Maureci, a programação inicialmente prevista para o dia 5 de junho precisou ser revista após a definição de ponto facultativo no município. A decisão foi tomada para evitar um esvaziamento do público e garantir uma participação maior das entidades parceiras e da comunidade.
“Seria agora semana que vem, sexta-feira, dia 5 de junho. Só que a gente manteve a entrevista para dizer que não vai ser mais no dia 5. Não acontecer também é uma informação importante”, destacou.
O diretor explicou que o evento envolve diversas entidades e secretarias municipais, além de ações gratuitas voltadas à população.
“São muitas entidades que vão lá e expõem os seus trabalhos. Os três Lions Clubes vão oferecer cachorro-quente para as crianças e também para os adultos. O Samae também sempre oferece algodão doce e pipoca”, relatou.
A possibilidade estudada pela administração municipal é realizar a Semana do Meio Ambiente junto da inauguração do Dino Parque, prevista inicialmente para o dia 12 de junho, no Parque Belinzoni.
“Houve essa possibilidade de se fazer junto com a inauguração do Dino Parque. Se isso desse certo, seria maravilhoso. Traria um público expressivo em função dessa grande novidade que o prefeito César está trazendo para a nossa cidade”, afirmou.
Maureci ressaltou que o espaço escolhido possui ligação direta com a proposta ambiental do evento. “Nós temos o Parque Belinzoni, que é uma reserva ambiental, com uma natureza exuberante. Com mais esse atrativo inédito dos dinossauros e junto com o evento comemorativo ao meio ambiente, tudo isso tem muito a ver”, comentou.
O diretor explicou ainda que a FAMA segue aguardando uma definição oficial da administração municipal sobre a data de inauguração do Dino Parque para confirmar o cronograma definitivo da Semana do Meio Ambiente.
“Se houver uma mudança muito grande na inauguração do Dino Parque, aí faremos o evento de qualquer forma no dia 12 aqui na praça”, explicou.
Mais de 20 mil mudas já foram distribuídas
Durante a entrevista, Maureci também destacou as ações ambientais desenvolvidas pela FAMA ao longo dos últimos anos, especialmente a distribuição de mudas nativas. “Na nossa gestão passa com certeza de 20 mil mudas doadas”, afirmou.
Somente na Semana do Meio Ambiente deste ano, a previsão é distribuir cerca de 500 mudas para a população.
Além disso, o diretor explicou como funciona o sistema de compensação ambiental utilizado pelo município. “Às vezes não é só multa, é compensação ambiental. A pessoa compra as mudas e deixa no horto. Quando precisamos, retiramos essas mudas para utilizar em ações ambientais e doações”, explicou.
Segundo ele, escolas, entidades e comunidades também são beneficiadas com as ações de arborização. “Amanhã, por exemplo, serão retiradas 130 mudas para uma escola da Sanga da Areia que vai fazer uma ação voltada ao Dia Mundial do Meio Ambiente”, contou.
Diretor defende revitalização e arborização da cidade
Durante a conversa, Maureci também comentou sobre o projeto de revitalização urbana realizado em Araranguá nos últimos anos e rebateu críticas relacionadas ao corte de árvores no município. “Importante não é quantas árvores foram cortadas, mas quantas foram plantadas”, disse.
Ele destacou que a maioria das árvores retiradas eram espécies exóticas e invasoras. “Tínhamos árvores exóticas que causavam problemas. Muitas das árvores cortadas não eram nativas. Hoje a cidade está totalmente repaginada, arborizada e com flores”, afirmou.
Maureci ainda elogiou os investimentos realizados na área ambiental pela atual administração. “Hoje, no governo do prefeito César, Araranguá é o município que mais investiu em recuperação de mata nativa. Vamos ultrapassar 50 mil mudas plantadas”, ressaltou.
Ao final da entrevista, o diretor reforçou que a nova data da Semana do Meio Ambiente será anunciada em breve. “Estamos aguardando esse sinal verde da administração. Com certeza o evento vai se tornar ainda maior do que já seria”, concluiu.













