Geral <strong>Será possível trabalhar no Metaverso?</strong>

Será possível trabalhar no Metaverso?

06/12/2022 - 14h28

O Metaverso é ainda um conceito que depende de diversas tecnologias a desenvolver. Entretanto, da forma como foi idealizado, permite múltiplas maneiras de utilização para a produtividade e para o trabalho, a começar pelo treinamento e desenvolvimento de pessoas.

A educação corporativa é a área da pedagogia que se ocupa de construir formações para garantir o treinamento inicial e continuado de profissionais, de acordo com os interesses de suas organizações. Extremamente eficientes, estas estratégias são também bastante caras e enfrentam desafios de engajamento.

No Metaverso, com o auxílio das tecnologias de realidade aumentada, virtual e mista, esta tarefa de formar profissionais pode estar prestes a ser revolucionada. De maneira divertida, trabalhadores poderão explorar um universo virtual construído especificamente para a aprendizagem das habilidades e competências de interesse de sua empresa, inclusive com a experimentação virtual de máquinas, equipamentos e matérias-primas, sem o risco de sua operação por pessoas não capacitadas.

Mas, para além da educação corporativa, muito trabalho precisa e pode ser feito no Metaverso. “Precisa” porque, como já sabemos, há muita tecnologia a ser desenvolvida para que este conceito seja de fato efetivado. E “pode” porque o Metaverso será um espaço onde diversas atividades profissionais poderão ter seu lugar. Reuniões, networking e diversas outras tarefas de relacionamento serão desenvolvidas com base em tecnologias completamente novas, gerando experiências igualmente revolucionárias.

Não haverá mais sentido naquelas práticas antigas de pegar um avião, viajar milhares de quilômetros para uma reunião presencial na sede da empresa parceira. No mundo virtual isto será substituído pela conexão de seus óculos e pela entrada no espaço da companhia a ser visitada, sendo recebido pelo seu presidente que lhe mostrará tudo, levando você até uma das diversas salas de reuniões disponíveis e completamente personalizadas. A experiência que você terá será a de estar fisicamente presente na empresa, tendo contato real com as pessoas e podendo fazer negócios de forma efetiva, sem sair de casa.

Estamos há poucos passos desta revolução, que é tão extraordinária quanto os desafios a serem superados para a sua efetivação.

Novamente: quem viver, verá! Prepare seus óculos!

Post scriptum: esta é apenas a minha opinião! Para concordar, discordar, sugerir ou interagir, envie mensagem para juniorfreitas.phd@gmail.com.