Tempo severo perde força, mas chuva ainda deve ser volumosa nesta segunda-feira no Sul de Santa Catarina
O tempo severo que provocou estragos em diferentes regiões de Santa Catarina ao longo do fim de semana começa a perder força gradualmente. Apesar disso, a instabilidade ainda permanece nesta segunda-feira, com previsão de chuva volumosa em alguns pontos, principalmente nas áreas próximas ao Costão da Serra e no Extremo Sul
De acordo com o meteorologista da Rádio Araranguá, Piter Scheuer, os maiores acumulados no Sul ocorreram em Praia Grande que contabilizou 93,8 milímetros, enquanto Sombrio chegou a 73,6 milímetros.
“Os maiores acumulados até o momento foram em Praia Grande, com 93,8 milímetros. Já em Sombrio chegou a 73,6 milímetros. E na região mais do extremo sul, nessas áreas que fazem divisa com Rio Grande do Sul, também ficou próxima dos 100 milímetros”, destacou Piter.
O meteorologista alerta, no entanto, que o período de maior atenção ainda não terminou. Segundo ele, o alerta permanece válido até a meia-noite desta segunda-feira e ainda há possibilidade de volumes elevados de chuva.
“O problema é que o nosso alerta vai até a meia-noite de hoje. Então hoje tem mais de 80 a 100 milímetros para acontecer. Então ficou dentro do que a gente esperava de 150 a 200 milímetros no total”, explicou.
Piter também chama atenção para as áreas do Costão da Serra, onde os acumulados podem ser mais expressivos. Além da chuva intensa, Santa Catarina teve registros de granizo e vendavais em diversas regiões durante o fim de semana.
“E nessas áreas do Costão da Serra que podem ter um volume mais representativo. Então ainda tem hoje para acontecer. E muita severidade em todo o estado”, afirmou.
Entre os episódios mais impressionantes esteve a ocorrência de granizo de grande tamanho em Florianópolis, que provocou danos principalmente no Norte da Ilha.
“Eu não lembro de quando Floripa teve tanta pedra assim, gigante, destruiu principalmente o Norte da Ilha: Canasvieiras, Ingleses e Jurerê”, relatou o meteorologista.
Além da Grande Florianópolis, o Oeste catarinense também foi atingido por condições de tempo severo, com registros de granizo, vendaval e chuva intensa.
Frente fria começa a se formar
Para esta segunda-feira, a previsão indica a formação de uma frente fria e a continuidade da instabilidade. A chuva deve ocorrer ao longo do dia, inicialmente de maneira mais fraca, mas com possibilidade de ganhar intensidade principalmente entre a tarde e a noite.
“Está indicando hoje o processo de formação de uma frente fria. Durante essas próximas horas vai seguindo com o tempo instável. Tem previsão de chuva. É uma chuva, assim, um pouco mais calma, mas em momentos ela vai ficando mais grossa. Quanto mais em direção ao período da tarde e noite, mais chuva volumosa vai acontecendo”, explicou Piter.
A terça-feira ainda deve apresentar momentos de instabilidade, mas a tendência é de redução significativa das condições adversas. Conforme o meteorologista, a chuva será fraca e ocasional, intercalada por períodos de melhora.
“Na terça-feira ainda tem previsão de chuva fraca e ocasional, lá de vez em quando, e com breves melhorias”, afirmou.
A mudança mais significativa ocorre a partir de quarta-feira. A previsão aponta para uma sequência de dias de tempo firme, com manhãs mais frias e temperaturas agradáveis durante as tardes.
“Na quarta, quinta, sexta, tempo bom, tempo firme. Friozinho de manhã e agradável à tarde. E a maior parte do período vai seguindo relativamente aproveitável”, destacou.
Fim de semana com predomínio de sol
A tendência também é positiva para o próximo fim de semana. Segundo Piter, o sol deve predominar, embora algumas variações de nebulosidade possam ocorrer.
“Fim de semana também o tempo é bom, o sol predomina, algumas variações de nuvens, friozinho pelas manhãs e com maior aquecimento à tarde”, completou o meteorologista da Rádio Araranguá.













