Política Vereador se posiciona contra a obra do auditório na Câmara de Araranguá, anteprojeto do vereador Luís da Farmácia é rejeitado e ANTT faz audiência pública e não emite convites

Vereador se posiciona contra a obra do auditório na Câmara de Araranguá, anteprojeto do vereador Luís da Farmácia é rejeitado e ANTT faz audiência pública e não emite convites

14/11/2024 - 10h30

Se depender do vereador Pedro Paulo de Souza, não haverá a construção de um auditório no terreno comprado pela casa, ao lado da construção atual. O vereador já conversou com o atual presidente, solicitando, que se possível, cancele o início da construção. Para Paulinho, ainda não existe necessidade de aumentar a área construída da Câmara, mas seria necessário aumentar a área de estacionamento. Paulinho defende que ao devolver o que não foi gasto pela Câmara ao poder executivo no final do ano, já se negocie com o prefeito Cesar a pavimentação do estacionamento no terreno em questão. Assim, nos finais de semana, quando muitas famílias frequentam o deck de contemplação do Belinzoni, poderiam usar a área para estacionarem seus carros.

Aditivo

Além desses argumentos, o vereador demonstra preocupação em relação a situação, em que a empresa vencedora da licitação, ainda nem começou a obra e já está pedindo aditivo.

Reprovado

O vereador Luís da Farmácia teve um anteprojeto de sua autoria reprovado na sessão de ontem na câmara de vereadores de Araranguá. O vereador sugeriu ao executivo a construção de um porto seco, visando a restrição do tráfego de caminhões na área urbana de Araranguá. Quanto a construção do porto seco, tudo bem, houve concordância, mas a motivação que levou a reprovação foi a restrição do tráfego de caminhões na área urbana do município.

Manifestações

O vereador Samuel Duarte Nunes, o Samuca, foi o primeiro a abrir o voto contrário, tendo sugerido uma emenda supressiva, para retirar a restrição do texto, ficando somente a construção do porto seco. O vereador Jorginho também se manifestou contrário, por entender que estamos no final de mandatos e que aprovar tal medida, mesmo em se tratando de um anteprojeto, não seria justo.

Defendeu

O vereador autor da proposta disse que se tratava apenas de um anteprojeto e que em sua justificativa, deixava claro que a proibição seria no centro da cidade. Mesmo assim, sua proposta foi reprovada.

Lamentou

O vereador Nelson Soares, lamentou ontem que a ANTT tenha feito um evento juntamente com a CCR Via Costeira para discutir problemas em nosso trecho de duplicação da BR 101 e ninguém ficou sabendo. A audiência pública que foi para tratar do contrato de gestão, cujo o objetivo é colher contribuições da sociedade e de interessados sobre as necessidades de ajustes, não foi divulgada. O vereador disse que ficou sabendo na última hora e que compareceu por acaso e ainda conseguiu avisar ao vereador Samuca, que também compareceu.

Nem o prefeito

Segundo Nelson e Samuca, nem mesmo o prefeito Cesar sabia da audiência, que estava sendo realizada em seu município e que não foram expedidos convites a ninguém.

Oportunidade

O vereador Samuca, que vem pedindo há algum tempo iluminação nas laterais da BR-101 e outras providencias relacionadas à segurança no trânsito, disse que foi uma oportunidade de estar frente a frente com representantes da ANTT e da CCR Via Costeira. Mas, muito embora os dois vereadores tenham feito as cobranças necessárias, não nutrem muita expectativa em relação a resultados.

Abigeato

O Haras do empresário Ênio Rosa foi alvo de ação de criminosos. Durante a madrugada uma vaca de sua propriedade foi morta e carneada. Só sobrou a buchada do animal, deixada no local onde foi morta. O empresário registrou um boletim de ocorrência e segundo o rasto de sangue deixado, os criminosos foram na direção do Balneário Arroio do Silva. Em outra oportunidade Ênio Rosa já teve problemas com o roubo de ovelhas em sua propriedade.