Geral 21ª Semana Farroupilha de Balneário Arroio do Silva é marcada por homenagens e pelo fortalecimento da cultura gaúcha

21ª Semana Farroupilha de Balneário Arroio do Silva é marcada por homenagens e pelo fortalecimento da cultura gaúcha

22/09/2025 - 07h42

A 21ª Semana Farroupilha de Balneário Arroio do Silva chegou ao fim no último sábado (20), após uma semana intensa de celebrações, homenagens e valorização da cultura gaúcha. A semana atraiu muitas famílias que aproveitaram o momento para se integrar, enaltecer a tradição e curtir a programação.

“Nos sentimos muito agradecidos pela presença de todos e pelo ótimo evento”, destaca o prefeito em exercício, Jorge Luiz Freitas.

Além da programação tradicional, o evento contou com um espaço especial para homenagens a personalidades que contribuíram para o fortalecimento do tradicionalismo e para a valorização da cultura gaúcha no município.

As homenagens reuniram familiares, amigos e toda a comunidade, que se emocionaram com cada lembrança e com o reconhecimento prestado.

Com essa iniciativa, a Administração Municipal e as entidades tradicionalistas reafirmam o compromisso de manter viva a história, celebrando aqueles que transformaram a tradição em inspiração para o futuro.

As homenagens são realizadas em vida e, neste ano, o diferencial foi a homenagem ao tradicionalista Valcir Francisco Fontana – Neko (em memória) – que foi um participante assíduo da farroupilha e das cavalgadas. Neko partiu recentemente – dia 12 de agosto. Na cavalgada deste ano os grupos tradicionalistas também homenagearam o amigo.

“Parabéns pela linda homenagem a esse grande amigo leal e família. Amava e respeitava a tradição”, registrou o grupo Unidos Pelo Cavalo.

Os 14 piquetes também receberam o reconhecimento pela participação: Piquete Xirus do Litoral; Amigos do Arroio; Unidos pelo Cavalo; Amigos da Farroupilha; Amigos por Tradição; Cabanha RL2; Piquete Pires; Piquete Turma do Babado; Amigos das Areias Brancas; Cavaleiros Selvagens; Campeiros do Arroio; Regimento Tradicionalista Barriga Verde; Associação Campeiras do Litoral; Piquete Cozinheiros de Tropa; Patrão Laci Borck da Silva; e também o Lacizinho.

“As homenagens são também uma forma de valorizar os grupos e os tradicionalistas que mantêm viva a chama da cultura gaúcha. Agradecemos muito todos que participaram e fizeram a Semana Farroupilha acontecer”, registrou a secretária de turismo, Itaionara Recco.

Os cavaleiros que participaram da Cavalgada trazendo a Chama Crioula de Cambará do Sul à Balneário Arroio do Silva também foram reconhecidos e receberam certificados.

Os homenageados de 2025:

– João Ancelmo Bom, tradicionalista dedicado e atuante nas atividades culturais locais. Foi patrão geral do CTG Galpão de Estância (2009 a 2011), integrou o Regimento Barriga Verde e hoje é presidente do grupo Campeiros do Arroio. Participa das buscas da Chama Crioula, dos acampamentos farroupilhas e leva a tradição no coração.

– Dorli Souza da Conceição, descendente de uma das primeiras famílias do Arroio e guardião da memória e dos valores da região. Fundador dos Campeiros do Arroio, Dorli ajudou a fortalecer o tradicionalismo no município. E neste 2025, a Cavalgada da Chama Crioula teve um sabor especial: ele percorreu todo o trajeto ao lado da esposa Luciane e do filho Pedro, simbolizando a continuidade dessa história.

– José Silvano da Luz Lemos (Silvano Lemos), patrão do CTG Ito Biriva e símbolo de dedicação às tradições gaúchas. Recepcionou na sua Chácara em Cambará do Sul vários grupos de cavalgadas e entidades tradicionalistas. Com coração generoso e espírito acolhedor, já recebeu em sua chácara inúmeros grupos tradicionalistas e segue cultivando amizades por onde passa.

– Valcir Francisco Fontana, conhecido como Neko (em memória), lembrado com emoção por sua trajetória de amizade, tradição e amor pela cultura gaúcha. Ao longo da vida, integrou diferentes grupos tradicionalistas: foi membro do Regimento Tradicionalista Barriga Verde, depois do grupo Campeiros do Arroio, e mais tarde fundou o grupo de casais Unidos pelo Cavalo, reunindo amigos e fortalecendo ainda mais sua ligação com a cultura gaúcha. Além disso, Neko participava todos os anos da Cavalgada da Chama Crioula, muitas vezes ajudando a montar o trajeto, mostrando seu compromisso e amor pelo tradicionalismo.

– José Bento Mota (Zé Mota), reconhecido por sua história de simplicidade, trabalho e laços com a comunidade. Zé já integrou o grupo Campeiros do Litoral, o Regimento Tradicionalista Barriga Verde e hoje participa dos Campeiros do Arroio e do grupo Cozinheiros de Tropa, onde é reconhecido pela generosidade, dedicação e perfeccionismo.

– Denise Heleodoro Estevão Costa, referência no protagonismo feminino no tradicionalismo e fundadora da Associação Campeiras do Litoral. Desde 2004, ao lado do esposo Serginho, participa de cavalgadas e da busca da Chama Crioula. Em 2017, ajudou a fundar a Associação Campeiras do Litoral, fortalecendo o protagonismo feminino no tradicionalismo. Já em 2022, fez história ao ser a primeira mulher de Arroio e da AMESC a conduzir a centelha da Chama Crioula, um marco de coragem e liderança.

– Dik Robert Daniel, há mais de 30 anos participa ativamente do Regimento Tradicionalista Barriga Verde, onde já foi presidente e hoje é secretário. No meio do cavalo, da cultura e da amizade, fortaleceu laços e manteve viva a tradição que tanto ama. Pai de Monique, Caterine e Robert, e esposo de Gabriella, leva consigo a mesma dedicação na família, na advocacia e na cultura gaúcha.