Política Secretária estadual de Educação, Luciane Ceretta, anuncia licitação do projeto do teatro Célia Belizário, economia de Araranguá e do país são alvo de discussão na Câmara, e vereador Clailton, do Arroio, conseguiu mais de R$ 1 milhão em emendas este ano

Secretária estadual de Educação, Luciane Ceretta, anuncia licitação do projeto do teatro Célia Belizário, economia de Araranguá e do país são alvo de discussão na Câmara, e vereador Clailton, do Arroio, conseguiu mais de R$ 1 milhão em emendas este ano

14/10/2025 - 11h03

A secretária estadual da Educação Luciane Ceretta, anunciou a licitação para definir a empresa que vai elaborar o projeto de recuperação do teatro Célia Belizário, em Araranguá. Invadido por drogados, depredado e por último, atingido por um incêndio, o teatro continua interditado. A secretária estima que assim que o projeto seja concluído, será lançado o edital de licitação para o início da obra.

Comemorou

O vereador Joel Casagrande comemorou a informação, bem como ressaltou a importância da reabertura do teatro. O vereador disse que ainda será preciso continuar acompanhando todo o processo até que a obra seja realmente iniciada.

Como será

Na verdade, mais do que acompanhar o processo, é preciso saber o que o governo pensa fazer. O teatro apresentava sérios problemas e se a obra construída ainda no governo do saudoso governador Luís Henrique da Silveira fosse e entregue hoje, certamente não receberia a liberação do Corpo de Bombeiros. O que se espera do novo projeto é que ele seja realmente dotado da infraestrutura de um teatro verdadeiramente preparado para espetáculos, quer musicais, quanto teatrais.

Gerenciamento

Outra questão é saber com quem ficará o gerenciamento do teatro, após a execução da obra de recuperação. Não se consegue imaginar que vai continuar sendo gerenciado pela direção do Colégio Estadual, o que já não deu certo no passado e levou ao estado em que hoje se encontra. Também não se pode cometer o mesmo erro de reconstruir, reformar e deixar o teatro apenas para o uso da escola. A melhor saída ainda seria entregar o gerenciamento do teatro à prefeitura de Araranguá.

Fiscalizando

O prefeito de Araranguá Cesar Cesa esteve nesta segunda-feira, 13, fiscalizando a obra de infraestrutura na Beira Rio. A colocação das galerias que vão escoar as águas da Avenida XV de Novembro estão sendo instaladas. Pelo que observou, as galerias ficaram no mesmo alinhamento da rua, mas obedecendo o caimento necessário para o escoamento de águas da avenida XV de Novembro.

Erosão

Mas, enquanto busca resolver o problema de escoamento das águas para o Rio Araranguá, o prefeito também trabalha em outro problema na conhecida Beira Rio. A erosão causada pelas correntezas do rio por debaixo da rua. Segundo levantamento já feito, a situação leva a um novo projeto de contenção, aos moldes do que já foi feito na curva do rio, e que deu certo.

Cirurgia

O presidente da Câmara de Vereadores do Balneário Arroio do Silva Pedro Eugenio Coelho, passou por uma cirurgia ontem no Hospital Regional de Araranguá. O vereador teve uma forte infecção, depois de ter extraído um dente, mas passa bem e deve ter alta hoje.

Emendas

O vereador do Balneário Arroio do Silva, Clailton Oliveira disse na manhã desta terça-feira, 14, durante entrevista à Rádio Araranguá, que já conseguiu mais de um milhão em emendas parlamentares para o município. Muito embora seja vereador de oposição, Clailton mantém um bom relacionamento com o prefeito Evandro Scaini, tanto que tem indicado obras que estão sendo realizadas com as emendas conquistadas.

Homenagem

A Câmara de Vereadores de Araranguá prestou neste segunda-feira, 13, uma merecida homenagem ao servidor público, Joaquim da Silva Jesuíno o conhecido Passarinho. Ele faleceu em pleno exercício de sua profissão na prefeitura de Araranguá, onde trabalhou por muitos anos nos reparos da iluminação pública. Querido por todos, Passarinho emprestou o nome para a UPA 24 horas, através de projeto apresentado pelo presidente da Câmara, Pedro Paulo de Souza e pelo vereador, e irmão, Samuel Jesuíno.

Emoção

A maior parte dos vereadores conheceram Passarinho e apresentaram em suas observações momento vividos com ele. Samuel Jesuíno enalteceu a convivência que teve com o irmão afirmando que: “Ele era o meu segundo pai”. Já Paulinho foi às lágrimas ao falar do amigo com quem conviveu, tanto na prefeitura, quanto em sua vida particular. Disse que não fez a homenagem antes, por respeito ao amigo sincero e fiel, mas que agora estava vivendo um momento ímpar, assinando junto com seu irmão a homenagem.

Palhaçada

A economia de Araranguá e do país, foi discutida ontem na Câmara de Araranguá. O vereador Carlos da Funerária, mencionou sua preocupação em relação ao fechamento de lojas no comércio e as dificuldades enfrentadas pelos empresários do camelódromo.

Saiu do sério

 Durante a discussão, o vereador Diran saiu do sério afirmando que: “Só se fala em Bolsonaro e Lula, uma luta desenfreada pelo poder e não se discute os problemas do país, isto é uma palhaçada, ninguém aguenta mais”, desabafou. O comentário do vereador aconteceu em pleno debate entre os vereadores sobre a situação econômica de Araranguá e do país. Carlos abriu a discussão falando sobre o fechamento de lojas na cidade e informações que vem recebendo do setor, inclusive de empresários do camelódromo, sobre a falta de clientes.