Geral Estudante do IFC – Campus Sombrio tem pesquisa aprovada para apresentação no maior evento de software livre da América Latina

Estudante do IFC – Campus Sombrio tem pesquisa aprovada para apresentação no maior evento de software livre da América Latina

21/10/2025 - 16h33

Wendel Diego Taveri, estudante do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Instituto Federal Catarinense – IFC, Campus Sombrio, teve seu artigo “Redes Neutras como modelo eficiente para expansão dos provedores de internet” aprovado para publicação e apresentação no Latin.Science 2025. O evento integra a trilha acadêmica do 22º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – Latinoware 2025.
O congresso que irá ocorrer nesta semana, entre os dias 22 a 24 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu – PR, é realizado pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional e consiste no maior evento da área de Tecnologias Livres da América Latina. Já a trilha científica Latin.Science chega à sua 7ª edição e consiste em um espaço para apresentação de pesquisas inovadoras voltadas para o fortalecimento e a promoção da ciência aberta, com foco na área de software livre e tecnologias abertas.

Sobre a pesquisa

Orientado pelos professores do IFC – Campus Sombrio, Ana Paula Bourscheid e Matheus Lorenzato Braga, a pesquisa analisou o cenário dos provedores de internet brasileiros e os desafios para a expansão de suas redes, destacando o uso de redes neutras de fibra óptica como solução. Os resultados do trabalho demonstraram que esse modelo pode ser uma alternativa eficiente para os problemas do setor. Além disso, o estudo indica possibilidades para adoção de parcerias público-privadas, modelo já adotado em países como Suécia e Austrália.