Segurança Aposentada de Maracajá é vítima de golpe e perde 12 mil Reais

Aposentada de Maracajá é vítima de golpe e perde 12 mil Reais

29/04/2026 - 07h56

A ocorrência de estelionato mobilizou a Polícia Militar na manhã desta terça-feira, 28 de abril. Por volta de 9h30min uma guarnição foi procurada pela vítima, uma idosa de 65 anos de idade, no bairro Vila Beatriz, em Maracajá. A mesma relatou aos policiais que no dia anterior, por volta das 15h30min, recebeu uma ligação telefônica de uma mulher, cujo número não soube informar, pois acabou sendo apagado de seu aparelho celular, que se identificou como funcionária do INSS.

A estelionatária disse à vítima que seria necessário realizar uma prova de vida no prazo de três dias, sob pena de bloqueio do benefício. A suposta atendente orientou a vítima a realizar o procedimento por meio de aplicativo, ocasião em que foi iniciada uma chamada de vídeo, sendo que na tela aparecia apenas a imagem da própria vítima.

Durante a ligação, a autora passou diversas instruções, incluindo o acesso à loja de aplicativos (Play Store) para download de programas, bem como outros procedimentos. A vítima acredita que, durante tais ações, os autores tenham obtido acesso a dados pessoais, senhas e demais informações de seu aparelho celular.

A desconfiança de golpe ocorreu quando a interlocutora passou a rir durante a chamada. Diante da situação, a vítima se dirigiu até uma instituição bancária, onde solicitou o cancelamento de sua conta como forma de prevenção a possíveis prejuízos, e posteriormente retornou às suas atividades.

esta terça-feira, sua filha, ao acessar o aplicativo bancário, constatou a realização de diversos pagamentos via PIX efetuados no dia anterior, totalizando o valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais). Diante dos fatos, a vítima procurou a Polícia Militar para registro da ocorrência. A guarnição, após colher todas as informações, confeccionou um boletim de ocorrência policial.