Covid-19: Araranguá começa a aplicar a vacina bivalente nessa terça-feira
A secretaria da Saúde de Araranguá começa a vacinar o público-alvo, com a bivalente, a partir dessa terça-feira, 28. A vacina é um reforço em relação aos primeiros imunizantes fabricados para combater a Covid-19 e protege contra a cepa original do Coronavírus e as subvariantes da ômicron.
Em entrevista à Rádio Araranguá, a enfermeira Vera Lucia, da secretaria municipal de Saúde, falou sobre a campanha, que teve início nessa segunda-feira, 27. “A nível Brasil, inicia hoje a campanha da vacina bivalente contra a Convid-19. A nossa é uma vacina Pfizer que combate três cepas a mais da anterior (quarta dose), contendo a ômicron e mais dois tipos de vírus. Estive em uma reunião na última quinta-feira e nos foi passado que essa bivalente, será como a vacina da gripe, feita uma vez por ano”, explicou Vera.
Divisão
“Serão divididas em cinco fases. A primeira fase, iniciada hoje, são para pessoas acima de 70 anos, que tomaram a primeira e segunda dose. Não precisa ter as quatro doses para tomar a bivalente, mas é obrigatório ter no mínimo duas doses, com intervalo de quatro meses da segunda dose. O outro grupo são as Instituições de Longa Permanência (ILPI) e os profissionais de saúde dessas instituições. Profissionais de saúde em geral, não serão vacinados nesse primeiro momento”.
“Além desse grupo, também serão contemplados, os imunossuprimidos (Pessoas com baixa imunidade) acima de 12 anos, como: HIV positivo, transplantados, renal crônico que faz hemodiálise e pacientes com câncer que fez tratamento nos últimos 6 meses”, explica Vera.
Próximas fases
“A segunda fase, inicia dia 6 de março, para pessoas de acima de 60 anos. Em 20 de março, será aberto para gestantes e puérperas (mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após a saída da placenta). A quarta fase se inicia em 17 de abril, para trabalhadores da saúde em geral. A quinta fase terá início em abril, para pessoas com deficiências, presidiários, trabalhadores em presídio e sistema prisional. Para os demais, não há previsão”, acrescentou Vera.
Local da vacinação
“A partir de amanhã, em todas as unidades de saúde em Araranguá e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), será realizada a vacinação. No horário de funcionamento normal dessas unidades. Não será obrigatória a vacinação, mas é importante que os pacientes que se enquadram nesses requisitos cuidem da saúde”, finalizou Vera.







