
APAE de Araranguá abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com o Dia do Abraço
A APAE de Araranguá deu início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com a realização do Dia do Abraço. O ato ecumênico realizado nesta quinta-feira, 21, reuniu alunos, pais, colaboradores e representantes da sociedade em um gesto simbólico de acolhimento e união em prol da inclusão.
A iniciativa marcou o start para uma semana repleta de atividades que seguem até o dia 28 de agosto, com encontros, apresentações culturais, palestras e momentos de integração entre famílias, educandos e comunidade. Este ano, o tema escolhido é: “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”.
Programação da semana
23/08/2025
• 14h às 17h – Encontro das Famílias e Café Compartilhado, com participação especial de Chico e Super Amigos e apresentações dos educandos.
24/08/2025
• Divulgação do vídeo institucional com o tema: “Deficiência não define, inclua nossa voz.”
25/08/2025
• Matutino e vespertino – APAE Apresenta: Palco Aberto, na APAE Araranguá
• Participação no 5º SEPNESPE
26/08/2025
• Apresentações Culturais e lanche compartilhado com a participação da comunidade local da APAE:
- Matutino: Casa da Fraternidade, CAM
- Vespertino: Chico e Coral, IFA (Instituto Futuro Aprendiz)
27/08/2025
• Palestra Murialdo – “A Arte de viver Bem: Bons hábitos para uma mente saudável e um coração feliz”
• Psicóloga Fernanda – “Estimulação Juntos”
• APAE apresenta: Inclua nossa Voz!
• Participação no Seminário Estadual de Prevenção e Saúde
28/08/2025
• Matutino e vespertino – PARAJOGOS NA ARENA, com a participação das APAEs de Balneário Arroio do Silva, Maracajá e Araranguá, sediado pela APAE Araranguá.
Sobre a APAE Araranguá
Fundada em 1º de março de 1971, a APAE Araranguá tem como missão promover e articular ações de defesa e acesso aos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, Atraso Global do Desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista. Atua nas áreas da educação, saúde e assistência social, oferecendo orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, sempre com vistas à melhoria da qualidade de vida e à construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.
Atualmente, a instituição é presidida por Sadi Possamai Soprana, tem como diretora Luana Hoepers e conta com uma equipe de 56 colaboradores, que prestam atendimento a 260 educandos.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é, portanto, um momento de reflexão, conscientização e celebração da inclusão, reforçando a importância de enxergar além das limitações e valorizar as oportunidades de transformação.