Geral Cadeira anfíbia, maior segurança e banheiros para o público: os diferenciais do novo posto de guarda-vidas

Cadeira anfíbia, maior segurança e banheiros para o público: os diferenciais do novo posto de guarda-vidas

25/01/2023 - 18h06

Recentemente o município de Araranguá inaugurou, no Morro dos Conventos, o posto central de guarda-vidas. A nova estrutura, além de trazer mais segurança aos banhistas, também vai proporcionar uma série de serviços.

Em entrevista à Rádio Araranguá, o Comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, Major Jhorgenes Borges, explicou os benefícios que este novo posto vai proporcionar a moradores e turistas.

“Viemos de um posto da década de 80, que já estava bem defasado. Estrutura do tempo que não tínhamos jet-ski, quadriciclos e que não colocávamos viatura no local. Essa nova unidade, que é a maior da região Sul, traz todo o suporte para que possamos realizar este trabalho com qualidade. Essa melhoria beneficia tanto o bombeiro guarda-vidas, quanto o cidadão que vai à praia, que terá sanitários decentes para usar”. Ao todo serão seis sanitários, sendo três masculinos e três femininos.

Infraestrutura e visão privilegiada

“Com essa nova central de guarda-vidas, que traz mais conforto e espaço, poderemos guardar os jet-ski, quadriciclos e uma viatura pequena. Na parte de cima temos uma área com copa para colocarmos uma geladeira. O guarda-vidas vai poder fazer seu café e almoçar, contando com um banheiro exclusivo para ele. Mas sua grande vantagem é a área de observação dos banhistas, que serão monitorados constantemente” explica o Major.

Cadeira anfíbia

Entre os diferencias, o posto também conta uma cadeira anfíbia, possibilitando que banhistas com deficiências de locomoção aproveitem o mar. O uso deve ser agendado na própria unidade.

Projeto Golfinho

O Major Jhorgenes destaca que o Projeto Golfinho, responsável pela conscientização de crianças e adolescente quando os cuidados na hora de entrar no mar, estará presente durante a temporada. “No último final de semana fizemos no Rincão, Balneário Gaivota e Passo de Torres. O evento foi um sucesso e contou com quase trezentas crianças. Os próximos serão nesse final de semana dia 29, no Morro dos Conventos e no dia 4, Balneário Arroio do Silva. Todas as semanas teremos o Projeto Golfinho na nossa região. Pretendemos fazer turmas com cem crianças. Aquelas que já participaram do projeto podem se inscrever novamente”.

Consciência

Apesar de toda a segurança proporcionada por profissionais de resgate é importante que os banhistas também façam seu papel, ressaltou o major. “Estamos vivendo uma temporada atípica, com muitos afogamentos em todo o Estado. Conversando com os demais guarda-vidas, vemos que as pessoas não estão respeitando as sinalizações. Muitos vão alcoolizadas para a beira da praia. Os afogamentos têm sido frequentes”.