
Definidas as regras para a eleição de diretores de escolas na rede estadual e IMAS está próximo da renovação do contrato de gestão do HRA e Policlínica
O governo do Estado através da secretaria de Educação, definiu a eleição para diretores de escolas em dois dias, domingo 3 dezembro e segunda-feira, 4 de dezembro. Pela definição do governo, as escolas têm prazo até o dia 6 de novembro para apresentar o PGE, Plano de Gestão Escolar, bem como a definir os candidatos a direção. Outra definição é que nos casos em que o candidato não atingir 50% mais 1 dos aptos a votar, terão definidos os eleitos por indicação do coordenador regional, com o aval do governador do Estado Jorginho Mello. Este quórum será exigido, mesmo em escolas que tenham apresentado apenas um plano de gestão.
Mudanças
A questão da eleição para diretores de escola começou com a possibilidade da apresentação de 3 nomes e a escolha pura e simples pelo governo. Em recente entrevista à Rádio Araranguá no meu programa, o coordenador regional de Educação Luís Carlos Péssi, afirmou que tal modelo já havia sido descartado e que se estudava, exatamente o que acabou sendo confirmado, e que foi anunciado como possibilidade naquela entrevista.
Disputa
A disputa para diretor de escolas do Estado, em Araranguá, apresenta quatro candidatos no colégio estadual, dois candidatos no colégio Castro Alves, uma candidata na escola Dolvina Leite de Medeiros, uma candidata na escola Bernardino Sena Campos, uma candidata na escola Maria Garcia Péssi, e duas candidaturas na escola Julieta Aguiar Bertoncini. Nas escolas Dolvina Leite de Medeiros e Bernardino Sena Campos são candidatas à reeleição.
Próximo do acordo
O Instituto Maria Schmidt está próximo de um acerto para a renovação do contrato de gestão do Hospital Regional de Araranguá e da Policlínica Regional. O contrato de gestão termina em 14 de novembro e segundo diretor do IMAS, dr. Robson Schmidt, as negociações estão avançadas. Ele confirmou que o governo quer renovar pelo mesmo valor pago atualmente. Mas, ressalvou que ainda negocia com o governo aumento dos repasses.
Emendas
Caso não consiga, deve renovar pelo mesmo valor. Segundo ele, neste caso, a saída será buscar apoio em emendas parlamentares para viabilizar os avanços que o IMAS projeta para o Hospital Regional.
70% menos
Ainda segundo Robson Schmidt, hoje o contrato de gestão com o governo do Estado, representa 70 % do que era pago ao SPDM, que administrou o hospital alguns anos atrás. “Traçando um comparativo entre as administrações que já passaram pelo hospital, o IMAS está fazendo mais com muito menos recursos”, afiançou.
Posse
O empresário Criciumense Alesandro Pavei, vai tomar posse como presidente do SINDUSCON. A posse será no dia 7 de novembro, na sede as ACIC em Criciúma. Além da posse haverá uma palestra com Jorge Gerdau.
Lançamento
Aconteceu na dessa quarta-feira, 01, no centro multiuso em Araranguá, o lançamento do aplicativo Araranguá na Mão. Se trata de um aplicativo que permite aos cidadãos interagirem com os vários setores da administração do município através do celular. O aplicativo poderá ser baixado no Play Store ou Google Play.
Serviços
Pelo aplicativo, o cidadão poderá solicitar serviços de iluminação pública, criar e acompanhar movimentos de protocolos, enviar por meio da ouvidoria, sugestões, avaliações e críticas à administração municipal. O aplicativo ainda permite registrar denúncias no modo PROCON, consultar horário de transporte público e obter informações do estacionamento rotativo.
Informações
Todas as informações postadas no portal da prefeitura, também poderão ser acessadas pelo aplicativo, que ainda permite a obtenção da segunda via da fatura de água, bem como a verificação de seu consumo no modulo SAMAE. Ofertas de emprego na cidade, também estarão à disposição. No aplicativo haverá ainda o módulo Fama, onde será possível buscar informações e denunciar crimes ambientais. A exploração de pontos turísticos e buscar a história da cidade, informações sobre o IPTU, previsão do tempo e volume de chuvas na cidade também estarão à disposição. Por fim, ao acessar o aplicativo, o cidadão também poderá avaliar a administração municipal.
Ponto Facultativo
O prefeito Cesar Cesa assinou decreto em que determina ponto facultativo aos servidores públicos municipais na próxima sexta-feira, 03, quando a prefeitura estará fechada. Pelo decreto, funcionam, na Saúde: apenas a UPA 24h; na educação trabalho normal com as aulas conforme o calendário letivo, o estacionamento rotativo: funcionará normalmente na sexta-feira e estará liberado no sábado, e na secretaria de Obras, caso não chova, trabalhos mantidos. Conforme o decreto, os serviços entendidos como de natureza essenciais e inadiáveis, serão atendidos na forma e nos horários exigidos, sob a orientação e a responsabilidade do secretário ou diretor da respectiva pasta.
Bem acessado
O Clube Aluno, teve avaliação totalmente positiva durante entrevista ao meu programa. Tanto André Vasconcelos, Especialista em Tecnologia na Educação, quanto, Miriam Simoni Ferreira Batista Pavei, Coordenadora do Departamento do Ensino fundamental da secretaria de Educação de Araranguá, avaliaram positivamente o Clube aluno.
O que é
O Clube Aluno, é uma ferramenta oferecida pela secretaria de Educação de Araranguá a todos os alunos e que oferece professor 24 horas. Através de um celular, o aluno pode tirar suas dúvidas com um docente online. O aluno tem à disposição um professor para cada matéria em estudo, fora do horário de aula e até nos finais de semana.
Acessos
Segundo Mirian, o número de acessos dos alunos e também de pais, vem aumentando gradativamente desde a implantação do serviço. Claro que tem custos para o município, o que em Educação, deve ser considerado apenas como investimento, no futuro de nossos alunos da rede municipal.
Acusação
Deputados do Partido dos Trabalhadores interpelaram a deputada federal, Júlia Zanata no STF. A deputada Érika Kokay e os deputados Zeca Dirceu, Helder Salomão, Nilto Tatto, Padre João e Paulão, tiveram seus nomes divulgados em vídeo publicado por Júlia em suas redes sociais, como apoiadores do Hamas e do terrorismo. No pedido junto ao STF os deputados pedem a apresentação de provas, o que não foi feito no vídeo.